CABELO DE ACADEMIA: COMO CUIDAR DOS FIOS ANTES, DURANTE E APÓS OS EXERCÍCIOS

Muitas mulheres evitam malhar com frequência por medo de estragar o cabelo. É verdade que sem os cuidados certos, o nosso cabelo sofre muito durante a atividade física. Mas seguindo essas 9 dicas do que fazer antes, durante e após o treino seu cabelo vai continuar lindo e saudável.

São muito fatores que agridem o cabelo durante a prática de exercícios, mas o grande vilão é o sal do suor. Se não cuidar, a longo prazo pode até causar problemas sérios no couro cabeludo.

Além disso os fios ficam presos e úmidos por um bom tempo. Durante a atividade física os cabelos perdem nutrientes e água. Se sua atividade for ao ar livre, tem que se preocupar também com o sol.

Com esses cuidados simples dá para proteger o cabelo e evitar a agressão excessiva e tratar o cabelo para mantê-lo forte, bonito e muito saudável. Se liga nas dicas!


9 CUIDADOS COM O CABELO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA MALHAÇÃO


ANTES DA MALHAÇÃO

O suor resseca demais o cabelo, por isso é fundamental protegê-lo antes de ir para academia. Criar uma espécie de filme ou barreira de proteção nos fios ajuda a preservar a saúde e beleza dos cabelos. Fios selados, com uma pequena quantidade de produto, serão minimamente agredidos pelo sal do suor.

1. PROTEJA OS FIOS COM CREME OU LEAVE-IN

Escolha um produto adequado ao seu tipo de cabelo e aplique em todo comprimento do cabelo antes de se exercitar. Os cremes de pentear e os leave-ins criam a barreira de proteção contra o sal do suor. Também tem outros benefícios: mantém os fios hidratados, controlam o frizz, previnem pontas duplas, etc.


2. APROVEITE PARA UMECTAR OS FIOS

Quer barreira melhor para os fios do que a criada por óleos vegetais?! Ainda tem ação antioxidante e nutre profundamente o cabelo e couro cabeludo. Escolha seu óleo favorito e aplique em todo cabelo, não precisa exagerar na quantidade. O legal que já vai tratar o cabelo enquanto se exercita.

Clica AQUI para ver como retirar o óleo do cabelo de forma fácil e AQUI para ver os melhores óleos vegetais para tratar o cabelo.

DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA

Prender o cabelo durante atividades físicas é importante para evitar o contato dos fios com o suor do corpo e também para facilitar a execução dos exercícios. Mas tem que prestar atenção em como fazer o penteado e quais acessórios usar.

3. CUIDADO COM O PENTEADO

Penteados muito apertados ou puxados danificam muito o cabelo, ainda mais quando úmidos de suor. Tranças são ótimas para prender as madeixas e ainda dá para variar bastante o penteado (AQUI tem ótimas ideias). Se não conseguir fugir dos rabos e coques, lembre-se de não prender muito apertado!


4. USE O ELÁSTICO CERTO

Rabicó, borrachinha, elástico para cabelo... Cada região do país chama de um jeito, mas o importante é escolher modelos revestidos de algodão ou malha. De preferência sem partes metálicas. A ideia é reduzir o atrito entre o elástico e os fios para evitar a quebra.


5. PROTEÇÃO UV NO CABELO, SIM!


Quem pratica atividade física ao ar livre vai precisa de proteção contra o sol, que pode ser muito agressivo e ressecar o cabelo. Use um leave-in ou creme com proteção UV ou escolha um protetor solar capilar (AQUI tem ideias de produtos).


DEPOIS DO TREINO

A gente volta da academia com aquela sensação maravilhosa da endorfina, mas com o cabelo todo suado. Suor que é constituído por cloreto de sódio (sal) e gordura. Essa mistura deixa uma aparência nada linda nos cabelos, além de ressecar os fios e couro cabeludo.

6. LAVE O CABELO

A lavagem é fundamental para remover o sal do cabelo o mais rápido possível. Se malhar todos os dias vai ter que lavar todos os dias?Sim. Por isso é importante escolher um shampoo suave e adequado ao seu tipo de cabelo. Recomendo a técnica low poo e shampoos sem sulfato.

7. INTERCALE LAVAGEM COM SHAMPOO COM O CO-WASH

Conhece o co-wash? É uma forma de lavar o cabelo com condicionador, se feito corretamente limpa muito bem fios e couro cabeludo.Só não pode ser qualquer condicionador, tem que ser os liberados para a técnica (saiba mais AQUI). O legal é que você pode lavar um dia com o shampoo e no outro fazer co-wash, assim reduz a agressão ao cabelo.

8. HIDRATE OS FIOS

Tanto suor e lavagens deixam o cabelo muito necessitado de hidratação. Escolher uma boa máscara ou se jogar em misturinhas caseiras, com Bepantol por exemplo, vai devolver água e nutrientes indispensáveis para manter o cabelo forte e lindo.


9. EQUILIBRE O pH

O sal desregula o pH do cabelo. Uma alternativa barata e eficiente é usar vinagre de maçã a cada 15 dias para equilibrar o pH natural do couro cabeludo e fios. Ainda ajuda a evitar proliferação de fungos e bactérias. Veja como usar o vinagre de maçã no cabelo AQUI.

Viram que os cuidados são bem fáceis de seguir? Independente da atividade física ou treino que você faça, proteger o cabelo do suor, do sal, do sol é importante para você mantê-lo tão lindo e saudável quanto seu corpo após gastar energia e liberar endorfina.

FOTOS:
[1] Background image created by Javi_indy - Freepik.com 
[2] City image created by Katemangostar - Freepik.com