Usar alecrim no cabelo ajuda no crescimento dos fios e na saúde do couro cabeludo. Para quem sofre de queda excessiva de cabelo, a planta é ótima opção de tratamento natural.
Dizem que a rainha Isabel da Hungria, que já tinha idade bem avançada e estava debilitada, recuperou a saúde e rejuvenesceu graças ao alecrim. (fonte) Vale a pena ver todos os benefícios e como usar alecrim no cabelo.
O alecrim é uma planta originária da Região do Mediterrâneo, cultivada em países de clima temperado, bastante comum aqui no Brasil.
Seu uso medicinal é muito amplo e também é um excelente ingrediente para tratamentos caseiros de beleza. Os benefícios de usar alecrim em tratamentos capilares são muitos, porque ele age como cicatrizante e vasodilatador, além de ter uma composição muito rica em vitaminas e minerais.
O alecrim é uma planta originária da Região do Mediterrâneo, cultivada em países de clima temperado, bastante comum aqui no Brasil.
Seu uso medicinal é muito amplo e também é um excelente ingrediente para tratamentos caseiros de beleza. Os benefícios de usar alecrim em tratamentos capilares são muitos, porque ele age como cicatrizante e vasodilatador, além de ter uma composição muito rica em vitaminas e minerais.
Alecrim ajuda no crescimento dos cabelos?
Pesquisas científicas mostram que a planta é ótima para aumentar a circulação no couro cabelo. Significa que mais oxigênio e nutrientes serão enviados aos folículos pilosos, que ajuda o cabelo a crescer mais rápido e age contra a queda de cabelo. Sua ação adstringente dá uma força extra no crescimento.
E para quem tem cabelos escuros, onde os fios brancos estão começando a aparecer, o chá de alecrim pode ajudar a retardar o aparecimento de novos fios e até escurecer alguns tons dos branquinhos
Os benefícios do alecrim para os cabelos
- Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo
- Age contra a queda de cabelo
- Ajuda o cabelo crescer mais rápido e saudável
- Combate o envelhecimento precoce, escurece os cabelos brancos
- Limpa bem o cabelo, possui propriedade antibacteriana
- Trata o couro cabeludo escamoso, irritado ou com caspa
Como fazer chá de alecrim
Ingredientes
2 colheres de sopa de alecrim fresco ou 1 colher de sopa de alecrim seco
2 xícaras de água
Modo de preparo
2 xícaras de água
Modo de preparo
Leve a água ao fogo até ferver, adicione o alecrim e deixe fervendo por mais 2 ou 3 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coe. O resultado vai ser um líquido marrom escuro com um pouquinho de óleo na superfície (isso é o óleo do alecrim, tá tudo certo!).
Coloque em um recipiente limpo, pode ser um um frasco spray (borrifador) para facilitar a aplicação. Dependendo do comprimento do seu cabelo, esta quantidade vai dar para 2 ou 3 aplicações. O que restar pode ser armazenado na geladeira por até duas semanas.
Como usar alecrim no cabelo?
Tônico de alecrim para o cabelo: Pode ser o chá de alecrim puro ou adicione algumas gotinhas de óleo de alecrim, óleo de coco ou óleo de abacate. Sempre antes de usar, agite bem. Use no couro cabeludo, aplique e capriche na massagem capilar para ativar a circulação. Usar o tônico de alecrim no cabelo com frequência, 2 ou 3 vezes na semana, ajuda no crescimento dos fios de forma saudável.
Como último enxágue: Após lavar os fios, aplique o chá de alecrim no cabelo e couro cabeludo. Espalhe bem, massageie o couro cabeludo e deixe agir de 10 a 20 minutos. Você pode enxaguar com água fria ou deixar nos fios até a próxima lavagem.
Para intercalar com as lavagens: Se você transpira muito ou após atividades físicas, ao invés de lavar todos os dias o cabelo, dá para intercalar com o chá de alecrim para fazer uma limpeza suave e para deixar o couro cabeludo refrescante e cheiroso.
Por se tratar de um ingrediente natural, os resultados não serão tão imediatos. Pode ser que demore algumas aplicações para perceber o efeito anti-queda e para notar o crescimento do cabelo. Já para escurecer os fios brancos pode demorar de 2 a 3 meses, varia muito de cabelo para cabelo, mas vale a pena por não agredir os fios e ainda tratá-los (além de ser bem econômico).
Dá para misturar mais uma ou duas ervas na hora de fazer o chá de alecrim para usar no cabelo, a escolhida vai depender do efeito que você procura. Veja alguns exemplos:
Para escurecer o cabelo: folhas de sálvia, chá preto, cravo.
Para cabelos oleosos (adstringente e equilibrante): lavanda , camomila , hortelã-pimenta, erva-cidreira, urtiga, confrei, sálvia, chá preto.
Para cabelos secos (condiciona e hidrata): feno-grego , lavanda , tomilho, camomila , sálvia , cravo.
Para quem ama uma receita natureba, tenho mais dicas de como usar chás no cabelo: para controlar a queda e acelerar o crescimento do cabelo, para escurecer ou para clarear os fios, controlar a caspa e a oleosidade.