18 outubro 2015

Como fazer Co-Wash: Como Lavar o Cabelo com Condicionador

Como fazer co-wash? Lavar o cabelo com condicionador sem silicone liberados para no poo. Ohlollas
Que tal passar a lavar o cabelo só com condicionador? Como assim lavar o cabelo sem shampoo? Não estou louca não, gente! Co-wash é um método de limpeza menos agressivo e muitas pessoas estão aderindo a este pelos benefícios que traz ao cabelo. O co-wash é o meio de limpeza usado por quem segue a técnica no poo, e algumas pessoas que seguem low poo intercalam ele com a lavagem normal. Eu testei e vou compartilhar tudo aqui com vocês. O que significa co wash?
Como fazer co-wash? Lavar o cabelo com condicionador sem silicone. Ohlollas

Nosso couro cabeludo produz óleos naturais que são excelentes para condicionar o cabelo. Ao lavar com shampoo normal (que contém sulfatos fortes) nós retiramos essa camada de proteção natural. Com isso o nosso couro cabeludo produz mais óleo, para compensar o que foi retirado, o que faz com que o cabelo fique novamente oleoso e o ciclo é repetido em poucos dias. A maioria dos shampoos contêm lauril sulfato de sódio (SLS) e laureth sulfato de sódio (SLES) que além de potenciais irritantes, eles tornam os cabelos mais ásperos e o couro cabeludo ressecado. Com isso, métodos de limpeza mais suaves vêm se popularizando e uma alternativa eficaz é o co-wash.

O que significa co wash?
Co-wash (conditioner washing) ou lavagem com condicionador é um termo que provavelmente foi cunhado por Lorraine Massey, escritora do livro Curly Girl: A Handbook, quem expôs ao mundo as técnicas No Poo e Low Poo. Ou seja, na técnica no poo abandonamos o shampoo e passamos a limpar nosso cabelo com um condicionador (Método No Poo - sem shampoo). A maioria dos condicionadores contém pequenas quantidades de detergentes chamados tensioativos catiônicos (alguns tipos comuns que você pode encontrar na lista de ingredientes do seu condicionador são cloreto cetrimônio e behentrimonium). Quando misturado com água, eles "pegam" pequenas quantidades de sujeira limpando eficazmente os cabelos. O cabelo limpo sem uso de shampoo retém melhor os óleos naturais e agentes hidratantes, deixando os fios mais suaves e sedosos. Porém são necessários alguns cuidados antes de aderir a esta técnica:
.
Eliminando todas as substâncias proibidas
Substâncias proibidas: sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis.
Com um shampoo normal (que contenha sulfatos), lave muito bem seus pentes, escovas, presilhas e outros instrumentos que utilize nos cabelos. Isso serve para eliminar as substâncias proibidas que só saem com os sulfatos. Lave muito bem os seus cabelos, também com o shampoo com sulfato. Proceda com o co-wash (passo a passo abaixo). Agora você está livre dos proibidos.  


Escolhendo um condicionador para fazer co-wash - shampoo no poo
Não são todos os condicionadores liberados para co wash, fuja dos silicones, petrolatos e afins. Sabe aquelas substâncias descritas na composição? As terminadas em "one" são os silicones! Se o condicionador tiver algum silicone na composição não servirá para co-wash, não importa se é solúvel ou insolúvel em água. Muitos silicones são aditivos sintéticos que não são solúveis em água, tornando-os mais difíceis de lavar sem detergentes agressivos.


Frequência de co-wash
Isso vai depender inteiramente da sua necessidade. Se precisar lavar todos os dias, faça isso. Se seu cabelo aguentar dois, três dias ... você que decide quando lavar. Vale cuidar pelo aspecto dos fios e raiz e primar pela higiene do couro cabeludo. Eventualmente pode ser realizada lavagem dos cabelos com algum shampoo sem sulfato e sem petrolatos em sua composição, shampoos usados por quem é adepto do método Low Poo. Essa lavagem com shampoo sem sulfato pode ser a cada 2 ou 4 semanas.
No Poo: como fazer co-wash e condicionadores e produtos para cabelo liberados para co-wash e no poo.
Você é um candidato ao Co-Wash?
Se o seu cabelo está seco ou é cacheado ou ondulado (ambos os quais tendem a ser naturalmente mais secos), provavelmente você vai se beneficiar com o co-wash. Se você já usa shampoo para cabelos cacheados e segue uma rotina de cuidados e mesmo assim seu cabelo não reage, aconselho testar o co wash e a técnica no poo. Mas todos os tipos de cabelo podem aderir a técnica e obter resultados positivos. Porém, se você sofre com dermatite ou algum outro problema no couro cabeludo é melhor procurar orientação de um dermatologista.


Como fazer Co-Wash?
É fundamental seguir o passo-a-passo direitinho: Técnica no poo
1. Molhe seu cabelo, abundantemente. Os fios devem ficar encharcados.
2. Coloque uma boa quantidade de condicionador. A quantidade será bem maior do que a quantidade de shampoo que você normalmente utilizava.
3. Distribua o condicionador por todo o couro cabeludo e massageie muito com as pontas dos dedos. Isso vai ajudar a quebrar os óleos e qualquer resíduo de produtos utilizados anteriormente.
4. Pausa, deixe o produto agir nos fios. Lembre-se que o condicionador é um produto suave e necessita de um tempo a mais que o shampoo para limpar bem os fios. Além de limpar ele estará condicionando seu cabelo.
5. Enxágue abundantemente os fios. Massageando sempre.
6. Pode aplicar um produto finalizador. Mas lembre-se: Sem silicones insolúveis!

Eu aderi ao low poo (utilizo shampoos sem sulfatos, sem petrolatos e sem parabenos) desde agosto de 2015. Porém em algumas lavagens eu faço co-wash. Essa última semana fiz só co-wash e estou amando os resultados. E não, meu cabelo não está oleoso e tampouco com aspecto sujo. Super indico e estou pensando em aderir de vez ao No Poo. Aos poucos eu vou contando mais sobre as técnicas No e Low Poo aqui no blog, ainda estou lendo muito a respeito e colocando em prática. Já fiz um post sobre a linha Novex No e Low Poo, onde conto um pouquinho sobre esses métodos. Aguardem os novos posts e comentem para compartilharmos informações!


Sigam nossas Redes Sociais