Hidratação de Cabelo: como turbinar suas máscaras capilares

É importante manter a hidratação em dia para termos cabelos saudáveis e sedosos. Acontece que às vezes até os melhores cremes de hidratação de cabelo não fazem o efeito esperado e não melhoram a beleza dos fios.

Como hidratar o cabelo e como potencializar a máscara de hidratação, nutrição e reconstrução.
Em muitos casos a culpa não é do creme e sim da forma que usamos ele. Vamos ver algumas dicas e como hidratar o cabelo de forma a obter o melhor resultado possível. E isso vale para máscara de hidratação, nutrição e reconstrução. Seguindo as dicas abaixo você vai ficar mestre na hidratação de cabelo!

1. ORDEM CORRETA DE APLICAÇÃO

Passo básico e fundamental para o funcionamento dos produtos capilares.
   1. Shampoo
   2. Máscara de tratamento
   3. Condicionador
O shampoo vai abrir (suavemente) as cutículas dos fios de cabelo, o que torna o 'ambiente' propício para a máscara penetrar e agir. O condicionador tem a missão de fechar as cutículas, gu''ardando o tratamento nos fios. Se você aplicar o condicionador antes da máscara, o fio vai estar com as cutículas fechadas e o tratamento não vai ocorrer com o melhor aproveitamento possível.

2. RETIRE O EXCESSO DE ÁGUA DOS FIOS ANTES DE APLICAR A MÁSCARA

Após lavar o cabelo é necessário retirar o excesso de água dos fios antes de aplicar a máscara capilar. Se o cabelo estiver com muita água, a máscara vai ser diluída e com isso perde parte de seu poder de tratamento (hidratação, nutrição ou reconstrução). Pode usar uma toalha, mas não vá deixar o cabelo muito seco também. Os fios úmidos são o ambiente perfeito para sua hidratação de cabelo dar certo.

3. AQUECER A MÁSCARA DE TRATAMENTO

Essa dica não vale para máscaras profissionais porque estas geralmente possuem ativos com moléculas bem pequenas e que são capazes de penetrar nos fios com facilidade.

Já as demais máscaras precisam de uma ajudinha para penetrar e hidratar o cabelo de forma eficaz. E se você tem o cabelo com baixa porosidade (veja como fazer o teste aqui), pode ser que os produtos capilares tenham dificuldade de de tratar os fios por as cutículas destes estarem muito fechadas.

A dica é aquecer a máscara. Para isso basta colocar a quantidade de máscara que você vai usar em um recipiente que possa ir ao microondas e deixar aquecer por no máximo 10 segundos (nunca mais que isso). Aplique ela mecha a mecha em todo o cabelo (menos na raiz) e deixe agir pelo tempo indicado no rótulo. Abafar com uma touca, papel alumínio e até mesmo uma sacolinha plástica ajuda a manter o calor e a turbinar o efeito.

4. ENXÁGUE ABUNDANTEMENTE EM ÁGUA FRIA/MORNA

É necessário enxaguar bem para que não fique resíduos de produto no cabelo. Se ficarem resíduos o cabelo pode ficar 'duro', opaco e se movimento. Água quente é prejudicial ao cabelo, por isso prefira sempre água fria ou morna. A água fria ainda ajuda a fechar as cutículas e dá brilho ao cabelo.

Se você notar que seu cabelo está acumulando resíduos ou não reage a nenhum tratamento, talvez seja culpa do efeito build up. Já falei sobre ele aqui, como tratar e como evitar esse danado que prejudica nosso couro cabeludo e fios.

5. TURBINE SUA MÁSCARA CAPILAR: AS MISTURINHAS CASEIRAS

Ás vezes a gente compra um produto achando que vai ser maravilhoso só que o cabelo não gosta. Não vamos deixar jogada lá num canto e muito menos jogar fora. Dá para fazer as famosas misturinhas caseiras e turbinar o creme conforme o nosso objetivo: hidratar, nutrir ou reconstruir.

Você pode montar um cronograma capilar inteiro assim. Basta se ligar em que ingrediente usar para cada etapa, a tabelinha abaixo te ajuda nisso! Por exemplo, você pode usar glicerina, Bepantol ou Maizena para turbinar sua hidratação de cabelo.

DICA: Os ingredientes só devem ser adicionados no creme no momento do uso.

6. USE COM FREQUÊNCIA

Não adiante ter a melhor máscara capilar do mundo se não usar. Hidratar 1 vez por mês não vai deixar o cabelo lindo e sedoso. O indicado é hidratar ou nutrir de 1 a 2 vezes por semana e reconstruir a cada 15 (cabelos muito danificados) ou 30 dias (cabelos saudáveis).

Claro que muitas vezes a rotina do dia-a-dia não permite, mas existem produtos de efeito rápido que podem te ajudar a tratar o cabelo pelo menos uma vez na semana. Um cronograma capilar pode ser muito útil na hora de organizar sua rotina de cuidados com os fios (saiba como fazer aqui).


+ DICAS PARA CUIDAR DO CABELO EM CASA
Sigam nossas Redes Sociais