Hidratação com Maizena: o jeito certo de fazer!

Como fazer receita caseira de hidratação com maizena, excelente para todos os tipos de cabelo. Também conhecida por touca de gesso, ela é sucesso desde os tempos da vovó. Entenda porque o amido de milho ajuda a hidratar os fios, reduzir o frizz e a deixar o cabelo tão brilhoso. É importante fazer a receita do jeito certo para ter todos esses benefícios.
A hidratação de maizena pode ser feita com qualquer marca de amido de milho.

Hidratação com Maizena, melhor receita caseira para tratar os cabelos!

Ela é poderosa para restaurar os fios, uma ótima hidratação para cabelos ressecados. A hidratação utiliza amido de milho que pode ser de qualquer marca. Vamos ver como um ingrediente tão tradicional da cozinha pode ser seu aliado de beleza.

Porque o amido de milho hidrata os cabelos?

O amido é um produto higroscópico, tem a propriedade de absorver ou “perder” água para o ambiente, tendendo a manter uma relação de equilíbrio entre o seu teor de água e o do ambiente. Funciona mais ou menos como a glicerina. Mas sozinho ele não vai deixar o cabelo hidratado, ele age 'carregando' os agentes hidratantes do creme e selando-os dentro dos fios. Por isso essa receita é maravilhosa!

Ingredientes da hidratação com Maizena

1 colher de sopa rasa de Maizena
100 ml de água
2 colheres de creme de hidratação para cabelo
1 colher de chá de azeite de oliva ou óleo de rícino (opcional)

* O mingau molenguinho funciona melhor que mais duro!
* O creme hidratante pode ser o creme de sua preferência.
* O azeite de oliva ou óleo de rícino são opcionais. Você pode fazer a hidratação com maizena sem adicionar nenhum dos dois, porém eles dão uma turbinada na sua mistura.
* O óleo de rícino não deve ser utilizado por mulheres grávidas e crianças. Pode causar náuseas e cólicas até mesmo em adultos. Deve ser utilizado com cautela. Na dúvida não utilize.

Modo de preparo

Dissolva o amido na água ainda em temperatura ambiente. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Fica como se fosse um mingau. Espere esfriar e misture o creme de hidratação com o mingau, mexa bastante até ficar homogêneo. Adicione o azeite de oliva ou o óleo de rícino, conforme sua preferência e disponibilidade.

Como fazer hidratação com Maizena

  1. Lave bem os cabelos. A mistura hidratante deve ser aplicada nos cabelos antes do condicionador. É fundamental que seja nos cabelos limpos sem condicionador para que a mistura penetre melhor nos fios.
  2. Divida o cabelo em quatro partes e aplique a mistura mecha a mecha, enluvando bem os fios. Coloque uma touca plástica (ou sacolinha mesmo), faz toda diferença!
  3. Aguarde 40 minutos e enxágue o cabelo retirando completamente dos fios. 
  4. Aplique condicionador como de costume e enxágue novamente.
  5. Finalize conforme sua preferência.

O resultado é maravilhoso. Os fios ficam alinhados, com brilho, frizz controlado. Uso com frequência e ela nunca me decepcionou.

Quem tem cabelos cacheados pode fazer hidratação com Maizena?

Claro, ela é ótima para cabelos cacheados, e as cacheadas não precisam ter medo daquela história que ela alisa os fios. Meus cabelo 3A continuou exatamente com os mesmos cachos após fazer a receita. 

É liberada para quem faz No e Low Poo, desde que você utilize um creme hidratante liberado. Para quem tem cabelos lisos, ela vai ajudar a reduzir o frizz e a alinhar os fios. Não interfere na tonalidade dos cabelos.