Efeito Build Up Pode Estar Sabotando Seu Cabelo

O cabelo perde o brilho, fica sem movimento e os cacheados parecem menos encaracolados. Nem mesmo aqueles produtos favoritos e potentes funcionam mais. A culpa disso pode ser o efeito build up. Vamos ver o que é build up no cabelo, como evitar e como tratar. Como tirar o acúmulo de produtos do cabelo.
@ohlollas Efeito build up no cabelo - como prevenir e tratar o acúmulo de produtos no cabelo. www.ohlollas.com

O QUE É BUILD UP?

Sabe quando o cabelo fica com aspecto estranho, com frizz excessivo, opaco, sem movimento e parece que mesmo após lavar não está limpo suficiente? Isso é causado pelo build up ou o acúmulo de produtos no cabelo. Em bom português, são produtos e resíduos que ficam em seu cabelo quando você não quer que fiquem. Esses resíduos de produtos evitam a entrada de umidade e nutrientes nos fios, criando uma verdadeira barreira aos tratamentos capilares. Esse acumulo pode ser prejudicial ao longo do tempo. Além de tirar a beleza dos fios, os resíduos indesejados podem obstruir os folículos pilosos e afetar negativamente o crescimento do cabelo. Pode ainda causar caspa e problemas no couro cabeludo.

O build up pode acontecer em todos os tipos de cabelo, causado por condicionadores, leave-ins, máscaras de tratamento, produtos de styling e finalizadores. Ingredientes naturais, como óleos vegetais e manteigas também podem causar acúmulo. As cacheadas sofrem mais com o build up, já que para a maioria é rotina usar muitos produtos na finalização dos cachos. Ainda tem o acumulo de óleos naturais do cabelo que pode potencializar os efeitos desagradáveis.

COMO EVITAR O EFEITO BUILD UP NO CABELO?

Lave bem o cabelo. Tem que usar uma quantidade boa de shampoo no cabelo molhado e massagear abundantemente. A massagem ajuda na remoção de sujidades e dos produtos acumulados.

Capriche na hora do enxágue. Seja após usar shampoo, máscara ou condicionador o enxágue abundante é fundamental. Evitando ao máximo que resíduos destes produtos permaneçam nos fios.

Produtos só no comprimento e pontas dos fios. Na raiz só shampoos e tônicos. Se você não é adepta de co-wash, nada de cremes na raiz do cabelo.

Use menos produtos. Isso vale para variedade de produtos e para a quantidade aplicada. Coloque uma pequena quantidade do produto nas mãos e espalhe bem, assim a aplicação fica mais uniforme e o resultado mais bonito.

Produtos de styling/finalização devem ser os últimos a ser aplicados. Spray de cabelo, gel e mousse devem ser aplicados após os produtos de tratamento. E após usá-los, mantenha as mão longe dos fios!

Opte por produtos de finalização que também hidratem. O mercado está recheadinho de opções e encontrando esses '2 em 1' você economiza tempo e dinheiro.

COMO REMOVER O ACÚMULO DE PRODUTOS DO CABELO

Limpeza Profunda dos Fios: Fazer uma lavagem com shampoo de limpeza profunda a cada 15 ou 30 dias vai remover o acumulo de produtos deste período. A frequência vai depender de cada cabelo, dos produtos que você usa, avalie seu caso e inclua essa limpeza.


LOW POO - Use Shampoo com Sulfato Forte a Cada 15 Dias: Se você é adepta de low poo tem que cuidar também. Os silicones tendem a se acumular facilmente nos fios, deixando resíduos no cabelo e podendo causar problemas ao longo do tempo. Eu sigo a técnica low poo, que permite silicones solúveis e insolúveis, e noto que a cada mais ou menos 15 dias surge a necessidade de uma limpeza profunda. Eu costumo fazer uma lavagem com shampoo com sulfato forte (aqueles proibidos para low poo) que não tenham derivados minerais na fórmula. A frequência dessa lavagem caprichada vai depender de cada cabelo e da quantidade/variedade de produtos que você usa. E para quem segue no poo, recomendaria lavagem a cada 15 dias com shampoo sem sulfato.

Vinagre de maçã: Já falei das maravilhas e benefícios do vinagre de maçã para o cabelo neste post aqui. Esse ingrediente baratinho tem incríveis propriedades de limpeza e assim elimina o acúmulo de produtos dos fios. Misture 1/4 de xícara de vinagre, o suco de meio limão e duas xícaras de água. Lave o cabelo, enxágue e aplique a mistura no couro cabeludo e comprimento dos fios. Massageie bem por 2-3 minutos. Enxágue abundantemente com água fria.

Bicarbonato de Sódio: O bicarbonato de sódio faz um detox ótimo no couro cabeludo (receita aqui). É outro ingrediente caseiro que pode ajudar na limpeza do cabelo. Misture duas partes de bicarbonato de sódio em uma parte de água. Aplique no cabelo sujo de forma abundante e deixe agir por 20 a 30 minutos. Enxágue para retirar a mistura do cabelo, lave com shampoo e condicione os fios. 

O efeito build up não é nada agradável para aparência e saúde do cabelo e couro cabeludo. Mesmo os melhores produtos podem causar acúmulo, por isso fique atenta a como seu cabelo reage a cada tratamento. E até mesmo quando os fios não reagem a nenhum tratamento, a culpa pode ser do build up. A melhor opção sempre é prevenir, menos é mais. Incluir uma limpeza profunda periódica em sua rotina de cuidados capilares pode deixar seu cabelo mais suscetível aos tratamentos, mas sem exageros nessa frequência. Com pequenos cuidados é possível manter o acúmulo de produtos longe dos cabelos.

Sigam nossas Redes Sociais
Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram