06 março 2017

Porosidade Capilar - Recupere seu cabelo com o tratamento certo para ele!

Já aconteceu de você ter uma rotina de cuidados com o cabelo caprichada e mesmo assim os fios não melhorarem de aspecto? Quando isso ocorre é porque não estamos dando ao cabelo o tratamento que ele realmente precisa. Um método prático e barato para descobrir a real necessidade do nosso cabelo é o teste de porosidade.

A porosidade é um indicador da capacidade do cabelo absorver ou perder umidade. A porosidade capilar está ligada a quanto as cutículas dos fios estão abertas ou fechadas. Se as cutículas do fio estiverem muito abertas, este será de alta porosidade. E do lado oposto, fios com cutículas muito seladas são de baixa porosidade.
Teste de porosidade capilar. ohlollas

TESTE DE POROSIDADE CAPILAR

  1. Para determinar o grau de porosidade do seu cabelo, basta fazer o "teste de cabelo flutuante". 
  2. Peque uma tigela transparente e coloque água nela.
  3. Peque um fio de cabelo limpo e solte dentro da tigela.
  4. Aguarde uns 4 minutos e observe onde seu cabelo 'estacionou'.
  • Flutuou - Baixa porosidade - cutículas bem fechadas
  • Ficou no meio - Média porosidade - cutículas levemente abertas
  • Afundou - Alta porosidade - cutículas muito abertas

BAIXA POROSIDADE

O fio com baixa porosidade tem as cutículas bem seladas e planas. Geralmente é aquele cabelo muito brilhoso e saudável, porém não tem elasticidade nem volume. O problema neste caso é que o fio repele a umidade, o que torna difícil hidratar o cabelo já que a umidade não penetra no fio. Produtos químicos também tem dificuldade de penetração no eixo dos fios. 

TRATAMENTO: AQUEÇA OS PRODUTOS HIDRATANTES
Um truque para ajudar a hidratação penetrar no cabelo é aquecer a máscara antes do uso. Opte por máscaras e produtos mais fluidos e ricos em umectantes (glicerina, mel) e emolientes (manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco). Evite produtos para cabelo que contenham álcool e produtos em spray ou mousse. 

Na hora de lavar e condicionar, prefira àgua morna (nunca quente). A água morna vai ajudar a abrir levemente as cutículas para que a lavagem possa ser eficiente e para que o condicionador penetre nos fios. Cabelos com baixa porosidade tendem a acumular produto, para evitar isso você pode usar vinagre de maçã a cada 15 dias (veja como usar aqui).


POROSIDADE MÉDIA

O cabelo com porosidade média é brilhante e saudável. É o tipo que requer menor quantidade de manutenção, já que tem a cutícula solta na medidade certa. A porosidade média é facilmente hidratado e também não deixa ela escapar em demasia. 

TRATAMENTO: SIGA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO
Como o cabelo já está saudável, você pode intercalar hidratação e nutrição. A nutrição vai ajudar a hidratação a se fixar no interior do fio. Para isso pode usar uma máscara nutritiva ou fazer umectação capilar 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Pode também usar óleos finalizadores para selar o fio após o tratamento. Reconstrução 1 vez por mês já é suficiente. Por isso evite produtos com proteínas, queratina ou qualquer outra substância reconstrutora nos demais dias. 

ALTA POROSIDADE

O cabelo com alta porosidade tem cutículas abertas (levatadas), com isso ele absorve e perde umidade facilmente. Fios porosos tendem a ser ressecados, quebradiços, opacos e apresentam bastante frizz. Essa alta porosidade pode ser inerente do cabelo ou pode ser resultado de tratamentos químicos agressivos (descoloração, progressivas, tintura) ou causado por danos diários. 

TRATAMENTO: RECONSTRUÇÃO PARA DEVOLVER MASSA CAPILAR
É necessário reconstruir os fios para diminuir a porosidade. Mas lembre-se que reconstrução demais também faz mal aos fios. O indicado é reconstruir a cada 15 dias. Usar produtos que selem as cutículas é importante para reter o tratamento dentro dos fios. Você pode usar produtos com essa função ou usar receitas caseiras como o tônico de vinagre de maçã (aqui). Recomendo lerem o post sobre o pH do cabelo (aqui) para entender melhor como o pH dos produtos interfere na selagem das cutículas dos fios de cabelo. Para a manutenção da hidratação no dia-a-dia, use leave-ins hidratantes, manteigas ou óleos finalizadores.
Teste de porosidade capilar: recupere seu cabelo com o tratamento certo (hidratação, nutrição ou reconstrução). Cronograma capilar ohlollas
Entender como funciona a porosidade capilar vai ter ajudar a dar ao seu cabelo exatamente o que ele precisa. Depois de testar seu fio, você pode optar pelo cronograma capilar que atende melhor às suas necessidades. Aqui tem 4 cronogramas capilares para tipos diferentes de cabelo. A aqui tem um cronograma capilar com receitas caseiras para você cuidar do cabelo gastando pouco.


Sigam nossas Redes Sociais