Como Fazer Umectação Noturna com Bepantol

Essa receita de umectação com Bepantol (ou com algum de seus genéricos) vai hidratar e nutrir profundamente os fios, deixando o cabelo sedoso e com muito brilho.



A umectação capilar é excelente para nutrir o cabelo e tratar as pontas. Só que ela pode ser 'turbinada' com o ingrediente queridinho de quem ama hidratar o cabelo: o Bepantol. Claro que podemos usar os genéricos, todo Pantenol ou Dexpantenol está incluso.


O Pantenol é uma pró-vitamina e quando aplicado topicamente converte-se em vitamina B5 (ácido pantotênico), constituinte natural dos cabelos e da pele. É um ótimo umectante e condicionante que penetra com certa facilidade na haste do fio de cabelo, diminuindo a sensação de ressecamento e evitando a quebra dos fios.

UMECTAÇÃO COM BEPANTOL E ÓLEO VEGETAL

Já falei sobre umectação neste post aqui, expliquei o porquê dela ser tão maravilhosa para os cabelos. O principal para que a umectação dê certo é a escolha do óleo: tem que ser (obrigatoriamente) óleo 100% vegetal.

Mas qual óleo usar? Eu gosto muito do azeite de oliva, trata os fios e tem um custo mais acessível. Uso com frequência o óleo de rícino, excelentes propriedades de restauração para o cabelo (veja contra-indicações antes de usar) e ainda auxilia no crescimento dos fios. O óleo de coco é queridinho de muitas meninas por ser super hidratante. Entre outras opções, escolha o que melhor se adapta ao seu gosto e bolso.

INGREDIENTES

- Bepantol Líquido
- Óleo 100% vegetal

COMO FAZER UMECTAÇÃO COM BEPANTOL

Aplique o bepantol nos fios, pode chegar bem perto da raiz e até aplicar no couro cabeludo, dando prioridade às áreas mais ressecadas. Eu usei o Bepantol Derma em spray, facilitou bastante na hora de aplicar, mas você pode ir espalhando com as mãos mecha a mecha.

Espere o cabelo absorver o pantenol, isso leva de 5 a 10 minutos. Então comece a aplicar o óleo vegetal mecha a mecha no cabelo, também pode usar no couro cabeludo. Deixe agir por no mínimo 2 horas. Mas como o próprio nome sugere, umectação noturna, o indicado é passar a noite com a mistura no cabelo. Pode aproveitar e fazer uma massagem no couro cabeludo para ativar a circulação e o transporte de nutrientes aos folículos pilosos. 

Para retirar o óleo você tem duas opções: método UCPE ou lavar com shampoo. Eu acho a primeira opção mais fácil e ainda mantém mais nutrientes nos fios. Veja aqui como fazer UCPE. Mas nada impede de lavar com shampoo, só não pode ser antirressíduos. Condicione e finalize normalmente. Evite usar secador e chapinha, pelo menos até a próxima lavagem.

RESULTADO

O cabelo fica sedoso, hidratado e com as pontas maravilhosas. Deixa até mesmo cabelos descoloridos mais alinhados e com frizz controlado. Entra na etapa nutrição do cronograma capilar e vale a pena fazer a cada 15 dias.

+ RECEITAS PARA CUIDAR DO CABELO
Umectação com azeite de oliva e óleo de rícino
Como fazer e usar óleo de cenoura no cabelo
Óleo de café para o cabelo crescer