10 Maneiras de Usar Óleo Vegetal no Cabelo

Como Fazer Óleo de Café para Crescimento do Cabelo

Eu amo receitas novas para usar no tratamento dos cabelos, principalmente quando os ingredientes são super acessíveis, como nesta. A receita de hoje é um óleo de café, muito simples de fazer e que traz muitos benefícios para os cabelos e também para a pele.

Quem segue rotinas de cuidados com os cabelos (No ou Low Poo, Cronograma Capilar...) já está acostumado a usar óleos nos tratamentos capilares. O óleo repõe nutrientes, umidade e dá um brilho incrível e natural aos fios.

Como Fazer Óleo de Café para Crescimento do Cabelo

O café é rico em compostos antioxidantes. A cafeína no café ajuda a aumentar a circulação de sangue que ajuda a tratar a celulite, olheiras, firmar e iluminar a pele. Ela também ajuda a promover o crescimento de cabelo, adicionando brilho ao seu cabelo. Não é à toa que tantos cosméticos tem cafeína em suas composições.

Eu gosto de usar o óleo de café como pré-lavagem (pré-shampoo) ou antes do co-wash. Basta aplicar o óleo sobre seu cabelo e massagear em seu couro cabeludo cerca de 10-20 minutos antes de lavar o cabelo. Mas você pode fazer umectação também. 

Só não aconselho usar na inversão capilar, pois usando o óleo por 7 dias e ainda fazendo massagens seguidas de inversão você faria um estimulo excessivo aos folículos capilares. Esse estimulo excessivo pode ser prejudicial ao seu cabelo, podendo levar à queda. Então, vamos com calma. Lembre-se, tudo em excesso é prejudicial!


Benefícios do café para a pele e os cabelos

Café promove o crescimento do cabelo - A cafeína estimula a circulação sanguínea, o que estimula também os folículos capilares.

Melhora a textura da pele - Ajuda a firmar a pele e melhorar a textura.

Aumenta o fluxo de sangue - A cafeína, que é uma parte do café aumenta o fluxo de sangue para a pele. Isto diminui a aparência da celulite, veias varicosas e estrias. Também derrete as células de gordura do corpo.

Atua como um antioxidante - A cafeína é um anti-oxidante natural e é indicado contra os radicais livres no organismo que provoca a oxidação. Assim, você pode contar com óleo de café para ajudar a eliminar as rugas e linhas finas.

Reduz os olhos inchados e olheiras - Cafeína, quando aplicada topicamente na pele, contrai os vasos sanguíneos sob a pele e ajudam a reduzir os olhos inchados e também tratar olheiras.


Duas receitas de óleo de café para auxiliar no crescimento do cabelo

Você pode preparar o óleo de café de duas formas: método de fusão quente ou o método de fusão a frio, mas é menos complicado do que parece. Confira as receitas:

Óleo de Café (método de infusão fria) 

  • 1 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco.
  • 3/4 xícara de café orgânico moído.
Em uma vasilha, que tenha tampa, misture todos os ingredientes. Coloque a tampa e agite bem. Deixe descaçar de 15 dias a um mês, agitando a cada dia ou dois. No final do período de descanso, filtre a mistura para ficar somente com o óleo.

Óleo de Café (método de infusão quente) 

  • 4 Colheres de café moído
  • 8 Colheres de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
Nesta receita, a quantidade de óleo será sempre o dobro da de café. Coloque o café e o óleo em uma panela. Aqueça a mistura em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos a uma hora, mexendo ocasionalmente. Espere esfriar e coe o óleo usando gaze ou um filtro de café.


Como usar Óleo de Café nos Cabelos

Tratamento Pré-Shampoo - Basta aplicar o óleo sobre seu cabelo e massagem em seu couro cabeludo cerca de 10-20 minutos antes de lavar o cabelo.

Máscara de cabelo durante a noite - Massagear o óleo em seu couro cabeludo com as pontas dos dedos e deixá-lo ligado durante a noite para o cabelo mais forte.

Shampoo de Café - Adicione algumas gotas de óleo no shampoo quando você for lavar o cabelo.

Sérum de Cabelo - Aplicar ma pequeníssima quantidade do óleo de café no cabelo lavado e finalizar como de costume.

Veja outros óleos e seus benefícios para o cabelo:
Óleo de Rícino
Óleo de Abacate
Óleo de Coco
Óleo de Cenoura