Como Fazer Óleo de Café para Crescimento do Cabelo

Eu amo receitas novas para usar no tratamento dos cabelos, principalmente quando os ingredientes são super acessíveis, como nesta. A receita de hoje é um óleo de café, muito simples de fazer e que traz muitos benefícios para os cabelos e também para a pele.

Quem segue rotinas de cuidados com os cabelos (No ou Low Poo, Cronograma Capilar...) já está acostumado a usar óleos nos tratamentos capilares. O óleo repõe nutrientes, umidade e dá um brilho incrível e natural aos fios.

Como Fazer Óleo de Café para Crescimento do Cabelo

O café é rico em compostos antioxidantes. A cafeína no café ajuda a aumentar a circulação de sangue que ajuda a tratar a celulite, olheiras, firmar e iluminar a pele. Ela também ajuda a promover o crescimento de cabelo, adicionando brilho ao seu cabelo. Não é à toa que tantos cosméticos tem cafeína em suas composições.

Eu gosto de usar o óleo de café como pré-lavagem (pré-shampoo) ou antes do co-wash. Basta aplicar o óleo sobre seu cabelo e massagear em seu couro cabeludo cerca de 10-20 minutos antes de lavar o cabelo. Mas você pode fazer umectação também. 

Só não aconselho usar na inversão capilar, pois usando o óleo por 7 dias e ainda fazendo massagens seguidas de inversão você faria um estimulo excessivo aos folículos capilares. Esse estimulo excessivo pode ser prejudicial ao seu cabelo, podendo levar à queda. Então, vamos com calma. Lembre-se, tudo em excesso é prejudicial!


Benefícios do café para a pele e os cabelos

Café promove o crescimento do cabelo - A cafeína estimula a circulação sanguínea, o que estimula também os folículos capilares.

Melhora a textura da pele - Ajuda a firmar a pele e melhorar a textura.

Aumenta o fluxo de sangue - A cafeína, que é uma parte do café aumenta o fluxo de sangue para a pele. Isto diminui a aparência da celulite, veias varicosas e estrias. Também derrete as células de gordura do corpo.

Atua como um antioxidante - A cafeína é um anti-oxidante natural e é indicado contra os radicais livres no organismo que provoca a oxidação. Assim, você pode contar com óleo de café para ajudar a eliminar as rugas e linhas finas.

Reduz os olhos inchados e olheiras - Cafeína, quando aplicada topicamente na pele, contrai os vasos sanguíneos sob a pele e ajudam a reduzir os olhos inchados e também tratar olheiras.


Duas receitas de óleo de café para auxiliar no crescimento do cabelo

Você pode preparar o óleo de café de duas formas: método de fusão quente ou o método de fusão a frio, mas é menos complicado do que parece. Confira as receitas:

Óleo de Café (método de infusão fria) 

  • 1 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco.
  • 3/4 xícara de café orgânico moído.
Em uma vasilha, que tenha tampa, misture todos os ingredientes. Coloque a tampa e agite bem. Deixe descaçar de 15 dias a um mês, agitando a cada dia ou dois. No final do período de descanso, filtre a mistura para ficar somente com o óleo.

Óleo de Café (método de infusão quente) 

  • 4 Colheres de café moído
  • 8 Colheres de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
Nesta receita, a quantidade de óleo será sempre o dobro da de café. Coloque o café e o óleo em uma panela. Aqueça a mistura em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos a uma hora, mexendo ocasionalmente. Espere esfriar e coe o óleo usando gaze ou um filtro de café.


Como usar Óleo de Café nos Cabelos

Tratamento Pré-Shampoo - Basta aplicar o óleo sobre seu cabelo e massagem em seu couro cabeludo cerca de 10-20 minutos antes de lavar o cabelo.

Máscara de cabelo durante a noite - Massagear o óleo em seu couro cabeludo com as pontas dos dedos e deixá-lo ligado durante a noite para o cabelo mais forte.

Shampoo de Café - Adicione algumas gotas de óleo no shampoo quando você for lavar o cabelo.

Sérum de Cabelo - Aplicar ma pequeníssima quantidade do óleo de café no cabelo lavado e finalizar como de costume.

Veja outros óleos e seus benefícios para o cabelo:
Óleo de Rícino
Óleo de Abacate
Óleo de Coco
Óleo de Cenoura