25 agosto 2015

Como Cuidar dos Cabelos Cacheados

Vamos assumir a beleza natural dos nossos cabelos cacheados, ondulados, crespos? Claro! "Como deixar o cabelo liso?" já é pergunta do passado, porque como diz a propaganda: Em terra de chapinha, quem tem cacho é rainha! Alisar os cabelos, além de danificar nossa auto estima, acaba danificando muito os fios: afinam, deixam quebradiços, sem brilho e sem vida. Às vezes levam ao corte químico. Por isso: Ative seus cachos! E para enfrentar a transição capilar e ter cachos lindos e saudáveis, vamos ver como cuidar de cabelos cacheados no dia-a-dia de forma prática e eficiente. São pequenos cuidados que fazem toda a diferença na saúde, beleza e definição dos cachos.Beleza negra. Cabelos ondulados. 
Lucy Ramos 

COMO CUIDAR DOS CABELOS CACHEADOS

A Hidratação Semanal é Essencial
Hidratar o cabelo com máscaras no mínimo 1 vez na semana é fundamental para repor a umidade dos fios. Devido ao seu "formato" frisado ou em caracóis, a umidade e hidratação natural do couro cabeludo não chega a percorrer toda a extensão dos fios. Por esse motivo eles são mais ressecados. Opte por produtos específicos para seu tipo de cabelo. Muitas cacheadas amam a hidratação de maizena (receita aqui), vale a pena testar, vai que seu cabelo ama?!

Umectação com Óleos
Faça uma umectação com frequência, se preferir intercale os tipos de óleos . Essas umectações vão ajudar na textura dos fios, baixam o volume e domar os cachinhos. Eu indico o óleo de coco extra virgem prensado a frio 100% vegetal ou uma misturinha mágica de óleos que contei para vocês aqui.
Como fazer a umectação: Derreta uma colher de óleo de coco em banho maria (não pode ir direto ao fogo e nem no microondas). Os cabelos devem estar limpos e secos, então aplique o óleo morno mecha por mecha (aplique também na raiz). Quando todo o cabelo estiver com óleo, enrole e deixe o óleo agir por 2 horas (para os fios e couro cabeludo absorverem as vitaminas e nutrientes). Então lave os cabelos 2 vezes com shampoo de sua preferência, finalize com condicionador nas pontas e enxágue com água fria, no máximo morna. Mais sobre umectação aqui!

Não Esqueça a Reconstrução
Faça reconstrução uma vez por mês. A reconstrução capilar é o nome de um tratamento específico que devolve as propriedades naturais dos fios de cabelo, reestruturando a fibra capilar e reparando fissuras causadas por eventuais processos químicos que degradaram e danificaram a haste capilar. 
É possível fazer uma reconstrução capilar simples em casa: basta utilizar um shampoo e uma máscara específica de reconstrução. Eu uso e indico a linha Repair Rescue da Schwarzkopf Professional.

Não penteie os cabelos pela manhã
Quando acordar , passe os dedos entre os cachos usando um produto próprio para ativá-los. Pode ser um óleo sem enxague, creme para pentear, leave in. Nunca penteie ele seco. Assim ele não ficará armado.


Prenda os fios para dormir
Para não estragar os cachos, amarre-os no alto da cabeça. Pela manhã apenas ajeite os cachos com o auxilio de produtos modeladores de cachos e com as mãos.


Ao lavar os cabelos 
Depois de lavar os cabelos com shampoo, passe o condicionador apenas na extensão do fio até as pontas e já penteie embaixo do chuveiro para desembaraçar. Em seguida seque com a toalha apertando delicadamente os fios e passe um creme para pentear ativador de cachos. Pode apenas ajeitar os cachos com a mão, apertando de baixo para cima. Mas se escolher pentear, opte por pentes de dentes largos e de madeira.

Como Secar os Cabelos
Dê preferência ao métodos de secar natural, os cachos ficam definidos e com mais brilho. Se for utilizar o secador, nunca esqueça o protetor térmico e use um difusor acoplado ao secador para modelar os cachos.

Jamais durma com os cabelos molhados
Nunca faça isso. A umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de amassar e mal tratar os seu cachos durante a noite.

Use bobes
Essa e uma boa dica. Lave os cabelos normalmente e seque 60% dele com secador, em seguida enrole com bobes pequenos , passe o secador sobre os bobes para ajudar a esquentar os cachos. Deixe os bobes no cabelo por horas, ou o máximo que conseguir, depois tire os bobes e ajeite os cachos com os dedos. Não use pente nele seco, e de manhã apenas aplique um leave in ou um creme de pentear, ajeitando com as mãos. Esses cachos podem durar até a próxima lavagem.