Hidratação para Cabelos Cacheados: 7 receitas caseiras que os cachos amam!

A hidratação para cabelos cacheados não precisa ser feita com máscaras caras, temos receitas caseiras ótimas que deixam os cachos saudáveis e exuberantes como eles merecem.
A hidratação para cabelos cacheados pode ser feita com ingredientes caseiros como glicerina, maizena, Bepantol e óleo de coco. Vamos ver 7 receitas caseiras para deixar os cachos lindos.
Existem diversos tipos de cachos, com texturas e formatos diferentes, mas a maioria são frágeis e precisam de cuidados específicos. A hidratação para cabelos cacheados deve ser feita com frequência, pois os fios tendem a ser mais secos que os lisos e ondulados.

Cachos também amam óleos, mas lembre-se sempre de usar os 100% vegetais. Eles dão maleabilidade e brilho, alguns ajudam até na definição. Por isso, várias receitas tem algum óleo como ingrediente.

Separei cinco receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados e duas de reconstrução. As receitas que tem óleos servem também para a etapa de nutrição do cronograma capilar. Aliás, recomendo a todas cacheadas seguir um cronograma, meu cabelo 3A melhorou muito depois que comecei o CC.

7 Receitas Caseiras de Hidratação para Cabelos Cacheados

1. Hidratação de Maizena

A Maizena é ótima hidratação para cabelos cacheados. O segredo é fazer um mingau molinho e misturar com a máscara de tratamento capilar.
Essa é clássica, sucesso garantido se o objetivo é cabelo sedoso e com brilho. Pode ser usado qualquer marca de amido de milho, mas a receita se popularizou com o nome da Maizena. O amido é um ingrediente higroscópico (absorve ou perde água para o ambiente), funciona mais ou menos como a glicerina. Adicionar o mingau de amido e água à sua máscara de hidratação na hora de usar vai deixar o cabelo soltinho, saudável e com brilho. O mingau molenguinho funciona melhor que os mais firmes, ok?

- 1 colher de sopa rasa de maizena
- 100ml de água
- 2 colheres de creme de hidratação para cabelo
- 1 colher de chá de óleo 100% vegetal (sim, tem que ser 100% vegetal)

Faça um mingau com a maizena e a água. Acrescente o óleo e o creme e tá pronta a misturinha. Se tiver alguma dúvida, aqui está o guia completinho sobre essa hidratação que os cachos tanto amam.


2. Hidratação com Leite de Coco

Nem só de óleo de coco vivem os cachos. O leite de coco é mais baratinho e é super completo para tratar os fios. Tem alto teor de gorduras saturadas, vitamina E e proteínas que fazem uma leve reconstrução nos cabelos.

O leite de coco dá força e elasticidade aos fios, misturado ao mingau de maizena e à glicerina é uma power hidratação para cabelos cacheados. Andam chamando esse tipo de mistura de hidronutrição, pois hidrata e nutre ao mesmo tempo.

- 1/2 colher de maizena
- 1/2 copo de água
- 2 colheres de creme branco
- 5 colheres de leite de coco
- 5ml de glicerina
- 5ml de óleo de rícino ou óleo de coco

Aqui tem a explicação de como usar e mais duas receitas babadeira com leite de coco.

3. Hidratação com Mel e Abacate

Receita de hidratação para cabelos cacheados famosa desde os tempos da vovó. O abacate alta porcentagem de óleos insaturados que nutrem os fios. E o mel é um umectante natural. Se preferir você pode adicionar uma colher de máscara capilar à mistura.
- 2 colheres de sopa de mel
- 1/2 ou 1 abacate médio

Amasse o abacate até ficar homogêneo e adicione o mel, misture bem. Aplique nos cabelos limpos ou sujos. Deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxágue bem e siga com shampoo e condicionador. Eu geralmente faço co-wash (lavar os cabelos com condicionador, saiba mais saiba mais após usar essa máscara para que o efeito dela seja mais potente.

4. Hidratar com Glicerina


Você pode usar glicerina para hidratar os cachos mesmo em dias secos, basta usar uma touca plástica após aplicar a mistura no cabelo.

Que tal perder o medo de usar glicerina no cabelo? Existem várias receitas de hidratação para cabelos cacheados que levam este ingrediente, basta usar uma touca plástica (ou um saquinho mesmo) na cabeça enquanto estiver fazendo o tratamento capilar para abafar e não perder umidade para o ar. Assim dá para usar tranquila mesmo em dias secos.
- 2 colheres de máscara de hidratação capilar (de preferência hidratante)
- 5 ml de glicerina
- 5 ml de água

Misture todos os ingredientes e aplique nos cabelos limpos e úmidos (após lavar e antes do condicionador). Deixe agir por 30 a 40 minutos. No post sobre glicerina tem receita de um spray revitalizador e duas receitas para a pele, vale dar uma olhadinha.

5. Máscara de Gelatina (R)

A gelatina para fazer hidratação capilar deve ser incolor e sem sabor.
A gelatina é uma proteína forma géis que cobrem os cabelos com um filme que nutre e restaura a estrutura dos fios, especialmente em áreas danificadas. Por isso muitas pessoas notam os fios mais encorpados após usar receitas com gelatina, ela hidrata e ajuda a reconstruir os fios. Mas tem que ser gelatina sem sabor e incolor. 

- 1 colher de sopa de gelatina
- 3 colheres de sopa de água quente ou leite quente
- 1 colher de sopa de qualquer máscara de cabelo

Dissolva a gelatina na água ou no leite. Espere esfriar um pouco, uns 15 minutos ou mais, então adicione a máscara de cabelo e misture bem. Aplique no cabelo, não aplique no couro cabeludo, coloque uma touca plástica e deixe agir de 30-40 minutos. Lave e condicione como de costume.

São necessários alguns cuidados simples para usar gelatina no cabelo e obter bons resultados. Aqui tem todas as explicações necessárias e mais receitas para os cabelos com esse ingrediente

6. Reconstrução para Cabelos Cacheados (R)

Nem todos os cabelos amam reconstrução pesada com queratina. Essa reconstrução é feita com queratina, mas o mingau de maizena dá a leveza e hidratação que a torna ótima para cabelos cacheados e/ou finos. O meu cabelos é tipo 3A e se deu bem com a misturinha.

- Queratina líquida
- 1 colher de máscara hidratante de sua preferência
- 1 colher de maizena (amido de milho)
- 1/4 copo de água
- Shampoo e condicionador
O modo de preparo e de uso estão descritos aqui.

7. Hidratação Desmaia Cabelo Caseira

Essa é uma verdadeira bomba de hidronutrição e não vai 'desmanchar' os cachos. Tem aqueles ingredientes queridinhos que a gente ama colocar nas misturinhas e que deixam os fios sedosos, nutridos, hidratados e com um brilho ótimo. Mas é importante usar as medias certinhas, ok? Por favor, saiba tudo sobre ela no post próprio dela (essa receita merece o clique!).

Essas são algumas das minhas receitas caseiras de reconstrução e hidratação para cabelos cacheados. Dá para manter os cachos saudáveis e bonitos gastando pouco, basta ter dedicação e criatividade. Se você quer mais dicas, aqui tem um cronograma capilar com receitas caseiras para acelerar o crescimento dos cabelos!


Nossas Redes Sociais | Pinterest Facebook Instagram
Vector by Freepik