Receitas Caseiras de Esfoliação Capilar

O couro cabeludo saudável é fundamental para um cabelo lindo e forte. Manter a região bem limpa e cuidada é muito importante. Vamos ver os benefícios e como fazer esfoliação caseira desta área - muitas vezes esquecida.

A esfoliação capilar auxilia no crescimento dos cabelos.

Poluição, sol, sujidades e resíduos de produtos capilares são fatores que afetam diretamente a saúde do nosso cabelo. Ainda tem às vezes que não lavamos o cabelo corretamente - aproveita e vê esse post com a forma correta de higienizar os fios - o que atrapalha a absorção de nutrientes.




A esfoliação do couro cabeludo proporciona uma limpeza profunda da região, elimina resíduos de poluição e dos produtos que usamos para limpar e tratar os fios.

Apenas quem está com o couro cabeludo irritado, lesionado ou passou por processo químico a pouco tempo deve evitar a técnica. No mais, pode ser feita em todos os tipos de cabelo a cada 15 dias, em média.

A esfoliação deve ser feita massageando suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos, independente da receita caseira ou produto utilizado ao fazer a técnica. Essa massagem estimula a circulação sanguínea da região, o que ajuda no transporte de nutrientes ao couro cabeludo.

ESFOLIAR O COURO CABELUDO AJUDA NO CRESCIMENTO DOS CABELOS


Se você está desejando cabelos longos, deve aderir a técnica. Ela estimula o crescimento dos fios de forma saudável e prática. Se você segue cronograma capilar, é interessante de fazer a esfoliação antes da hidratação. De forma geral, é sempre importante hidratar após esfoliar.

Massagear delicadamente o couro cabeludo faz com que a raiz absorva melhor os nutrientes dos produtos/ingredientes aplicados ali. Por exemplo, esfoliar a região antes de aplicar um tônico capilar vai ajudar na absorção dele e intensificar seu efeito.

ESFOLIAÇÃO CASEIRA COM AÇÚCAR E BABOSA

Ingredientes

2 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de gel de babosa

O gel de babosa tem ótimas propriedades para tratar os cabelos.

A babosa é excelente para os cabelos. Já viu nosso guia completo de como usar babosa no cabelo? Neste mesmo post ensino como extrair o gel da babosa (aloe vera), clica aqui para ver.

Como fazer

Misture os dois ingredientes em um recipiente. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água. Aplique a mistura no couro cabeludo e massageie suavemente em movimentos circulares por aproximadamente 2 minutos. Enxágue, condicione e finalize como de costume.

ESFOLIAÇÃO CASEIRA COM ARGILA

Não é de hoje que a argila é usada em tratamentos de beleza para a pele. Atualmente vem sendo amplamente usada em salões de beleza para embelezar os cabelos.

A argila limpa o couro cabeludo, tem um efeito detox, reduz o excesso de oleosidade e serve como um antirresíduo eficiente. A argila verde é a mais indicada para fazer esfoliação e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. A esfoliação com argila pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Ingredientes

2 colheres de shampoo - de preferência sem sal!
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de argila verde

Como fazer

Misture bem todos os ingredientes. Após lavar os cabelos, aplique a mistura no couro cabeludo com o auxílio de um pincel. Massageie delicadamente e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem em água fria até retirar completamente a mistura do cabelo. Lave novamente o cabelo e capriche na hidratação. Aproveite para usar aquela máscara super hidratante ou fazer aquela receita caseira que mais ama.

Falando em receita caseira, aqui tem um cronograma capilar completinho com receitas caseiras maravilhosas.