10 Dicas para Cuidar dos Cabelos no Inverno

No inverno o cabelo pode perder brilho, ficar ressecado e ganhar frizz descontrolado. Porém alguns cuidados e truques podem evitar esses problemas. 10 Dicas para Cuidar dos Cabelos no Inverno, como cuidar do cabelo cacheado no frio.
 10 Dicas para Cuidar dos Cabelos no Inverno, como cuidar do cabelo cacheado no frio. Winter hair care.
O ar com baixo teor de umidade, ar condicionado quente, lareiras e aquecedores, são comuns no inverno e isso interfere diretamente na saúde do cabelo. Somados ao uso de toucas, chapéus e gorros, que causam atrito e eletricidade estática, agem na estrutura natural do cabelo, prejudicando as cutículas dos fios que tornam o cabelo quebradiço e frágil. 

Evitar o excesso de calor sempre que possível, manter a hidratação em dia e incluir óleo na rotina de cuidados são truques excelentes para ter um cabelo lindo e saudável até no inverno. As 10 dicas a seguir vão te ajudar a manter uma rotina saudável e fácil de cuidados capilares neste inverno (e nos demais também).

EVITE LAVAR EM ÁGUA MUITO QUENTE

Aqui no Sul o inverno é bem rigoroso, então é muito tentador lavar o cabelo na temperatura mais alta possível. Mas temos que fugir da água escaldante, já que isso pode ressecar e danificar a pele do couro cabeludo e danificar os fios de cabelo. O ideal é sempre lavar em água morma ou fria.

LAVE O CABELO COM MENOS FREQUÊNCIA

O shampoo retira grande parte dos óleos naturais essenciais à saúde do cabelo e couro cabeludo. Como ocorre menos transpiração nos dias frios, é indicado reduzir a frequência de lavagens. Inclusive recomendo o uso de shampoos menos agressivos, como os sem sulfatos fortes, aqueles adotados por quem faz Low Poo. A técnica Low Poo é maravilhosa para prevenir o ressecamento dos fios.

CUIDADOS AO USAR SECADOR

O ideal é reduzir ao máximo o uso de secador, mas com as baixas temperaturas é praticamente impossível fugir dele. Então, procure eliminar o máximo de água com o auxílio da toalha para então usar o secador. Isso diminuirá o tempo de exposição dos fios ao ar quente. Adote o uso de um bom protetor térmico, muitos ainda reduzem o tempo de secagem e facilitam na modelagem do penteado. Mesmo assim prefira temperaturas mais baixas e a uma distância de pelo menos 15 cm do cabelo.

BEBER ÁGUA

A maioria das pessoas comenta beber menos água nos dias frios. Mas se você estiver desidratado, seu cabelo irá refletir isso. Beber água ajudará a manter seu cabelo e couro cabeludo hidratados.

HIDRATE OS FIOS COM FREQUÊNCIA

O frio dificulta nosso cronograma de cuidados com o cabelo. Vale a pena montar uma rotina com produtos de efeito rápido. O mercado está cheio de máscaras que agem em 5 minutos, condicionadores profundos que agem em 3 minutos. Vale pesquisar pelos cremes que hidratam e nutrem profundamente e os adequados ao seu tipo de cabelo. Eu tenho usado as da Forever Liss (Desmaia Cabelo e UTI) que tratam maravilhosamente bem em 5 minutos.  A questão é não deixar de cuidar, porque no inverno os fios requerem hidratação redobrada.



MASSAGEM NO COURO CABELUDO COM ÓLEOS VEGETAIS


O couro cabeludo também sofre com o ar seco e frio. Podendo ocorrer ressecamento, caspa e até queda de cabelo. Escolha um óleo 100% vegetal (azeite de oliva, óleo de jojoba, óleo de coco), aplique no couro cabeludo e capriche na massagem. Deixe agir por 15 a 30 minutos antes de lavar o cabelo. Pode aproveitar para fazer umectação capilar e tratar couro cabeludo e os fios. A umectação nutre profundamente, dando brilho e controlando o frizz dos fios.

VEJA COMO FAZER UMECTAÇÃO CAPILAR AQUI.

ÓLEOS VEGETAIS SÃO BONS ALIADOS

Sim, talvez os óleos vegetais sejam o melhor amigo para tratar o cabelo no inverno. mantendo a hidratação em dia, os óleos evitam que os fios percam umidade. Adicione algumas gotas de óleo no shampoo ou aplique algumas gotas de óleo no comprimento e nas pontas do cabelo após lavar e antes do condicionador. Isso ajuda a manter o cabelo com brilho e encorpado.

MANTENHA O CORTE EM DIA

Os ventos e as baixas temperaturas do inverno tornam as pontas do cabelo frágeis e ressecadas. Aparar os fios com frequência evita pontas duplas e protege o eixo dos fios de cabelo.

TENHA UM PRODUTO FINALIZADOR

A variação de clima, ar quente e frio, entre outros... podem causar frizz, retirar muito da umidade dos fios, etc. Vale ter um produtos para usar na finalização do cabelo que atenda e solucione o seu problema. Por exemplo, existem muitos mousses, ceras e sprays que controlam o frizz. As cacheadas podem aderir a produtos umidificadores. Óleos para cabelo são ótimos para manter o brilho e a sedosidade dos fios, gosto muito do Orofluido Elixir da Revlon. Antes de adquirir preste atenção na composição e fuja dos produtos que tem grande parte de álcool na formulação.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É ESSENCIAL

Para manter a sua saúde e a do seu cabelo é sempre muito importante manter a alimentação em dia. Ingerir vegetais, verduras, frutas e doses acertadas de proteínas e carboidratos vai ajuda na beleza, saúde e até no crescimento dos cabelos em qualquer época do ano.
 10 Dicas para Cuidar dos Cabelos no Inverno, como cuidar do cabelo cacheado no frio. Winter hair care.

Sigam nossas Redes Sociais |