10 Dicas para Acabar com o Frizz do Cabelo

Como acabar com o frizz do cabelo


O frizz desafia a gravidade e a nossa paciência, especialmente em dias de umidade elevada. O frizz ocorre quando a cutícula do cabelo é levantada, permitindo que a umidade passe e inche os fios. 

Cabelos ondulados e crespos tendem a apresentar mais frizz que cabelos lisos. Cabelos cacheados geralmente são mais secos e absorvem mais a umidade do ar, por isso apresentam mais frizz. Não há uma cura para o frizz, mas podemos usar alguns truques e produtos para acalmá-lo.

10 DICAS PARA ACABAR COM O FRIZZ DO CABELO


1. Use fronhas de cetim ou seda! Além de lindas e confortáveis, as fronhas de cetim reduzem o atrito entre os fios e a fronha e a integridade da fibra capilar será mantida, reduzindo o frizz. O day after nunca mais será um problema! Saiba mais sobre os benefícios de usar fronhas de cetim ou seda neste post aqui.



2. Utilize pentes e escovas de madeira. Esse truque é ótimo e eu uso pente de madeira há bastante tempo, já falei sobre ele aqui no blog. Além de reduzir o frizz, o pente de madeira tem vário benefício para os fios, confere neste post aqui!

3. Mantenha os cabelos sempre hidratados. Cabelos hidratados não “puxam” tanto a umidade, logo, reduz o frizz! 


4. Evite shampoos agressivos. Procure por produtos isentos de sulfatos, detergentes agressivos que tornar o cabelo quebradiço e rígido. Vale a pena procurar conhecer o método Low Poo (exclui a utilização de sulfatos), meu cabelo é outro após aderir a ele! 


5. Use um pouco de condicionador rico em proteínas, diluído com água, para finalizar as áreas do cabelo que estejam mais “frizzadas”. 


6. Procure por produtos finalizadores sem álcool.


7. Evite o calor nos fios. Mas caso não consiga banir o secador e afins, sempre proteja o cabelo com leave-in com proteção térmica. 


8. Se você for utilizar o secador com difusor, certifique-se que este seja de cerâmica. E se você quer que ele seja ainda melhor, escolha um secador de cerâmica iônico. Secadores iônicos reduzem o frizz comprimindo a cutícula, o que bloqueia a umidade externa. 


9. Tente usar uma toalha de microfibra, em vez de toalhas de banho normais para que não agrida a cutícula do seu cabelo após a lavagem. 


A maioria dos produtos que pretendem reduzir o frizz possuem silicones. Os silicones apenas criam uma barreira que impede a umidade externa de entrar no fio de cabelo, funcionam mais ou menos como um impermeabilizante.

Porém, antes de usar o produto com silicone é importante nutrir e hidratar bem os cabelos, já que o silicone “blinda” os fios e não permitiria a entrada de nutrientes. A maioria dos protetores térmicos contém silicones.

Produtos para combater o frizz também podem a conter certos tipos de proteínas, como o trigo ou a proteína de soja, que ajuda com a hidratação e força. Outros ingredientes comuns são os óleos essenciais como abacate, azeite e óleo de coco, e selantes, como a manteiga de karité.

10. Óleos para controlar o frizz

  • O óleo de Argan sela a cutícula do cabelo e protege contra frizz causado por elementos externos, como umidade. Amo o Orofluido Elixir da Revlon, ele é perfeito para nutrir os fios e é absorvido bem rápido pelo fio e não fica oleoso (já falei sobre ele aqui)
  • O óleo de coco reduz a perda de proteína, quando utilizado como um tratamento pré shampoo ou em umectações. É um ácido gordo com um peso molecular baixo, assim facilmente penetra no eixo do cabelo e ajuda a manter o cabelo hidratado, o qual, por sua vez, ajuda a evitar frizz.
  • O óleo de girassol tem mais de uma estrutura volumosa que não penetra no eixo do cabelo, mas quando usado em produtos ou em tratamentos de óleo quente, ele pode domar o frizz porque contém ácido linoleico, um ácido gordo ótimo para hidratação. 
  • O óleo de abacate é rico em gordura saturada, tornando sua estrutura molecular pequena o suficiente para entrar no eixo do cabelo e fornecer lotes de umidade para as cadeias. 
  • Azeite de Oliva contém vitamina E, um antioxidante bom para o crescimento e umidade. O azeite de oliva ajuda a domar o frizz porque sua estrutura molecular é pequena o suficiente para penetrar fios, e ele atua como um emoliente para puxar a umidade no eixo do cabelo. 

Como incorporar um óleo na sua rotina de cuidados, para combater o frizz:

  • Adicione umas colheres de óleo em sua mascara hidratante favorita. 
  • Fazer umectação com óleo. 
  • Misture um óleo e água em um pequeno frasco de spray e aplique no cabelo em dias após a lavagem para adicionar umidade (boa) aos cachos. 
  • Aplique um pouco de óleo nas extremidades dos fios à noite para selar a umidade. 


Alimente-se bem, tome bastante água, cuide do seu cabelo com carinho e siga as dicas acima que certamente o resultado aparecerá. Dicas válidas para cabelos ondulados que podem perfeitamente ser adotadas por quem tem cabelos lisos. O importante é amar o seu cabelo com a beleza natural que só ele tem.

Comentários