Teste: Johnson's Baby Shampoo (liberado para Low Poo)

Shampoo Johson baby low poo sem sulfato anfótero  ph neutro 7
Logo que penso no Jonhson's Baby Shampoo já vem logo a música na cabeça... "chuá chuá u u Lavar a cabeleira com o Johnson's Baby shampoo u u u - ááá". E não é só o comercial que anda divulgando este produto, já que ultimamente tem aparecido muito em posts de resenha e dicas nos blogs de beleza. Estes conteúdos, encontrados na internet, falam sobre o uso deste shampoo em cabelos de adultos e sobre seu uso como demaquilante. Só que a questão é um tanto polêmica e muitas vezes abordada superficialmente. 
Após pesquisar bastante sobre o assunto e agregar meu conhecimento em química, vou contar pra vocês as conclusões que cheguei. Várias posts afirmam que o shampoo é bom por ter o pH balanceado. Mas será que isso é mesmo favorável? Primeiro vamos ter que entender (um tanto superficialmente) como funciona o pH no nosso couro cabeludo.

O pH (potencial hidrogeniônico) é o que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Vai de 0 a 14, sendo 0 a 6,9 considerado ácido, o pH 7,0 é neutro e na faixa de 7,1 a 14 é alcalino. O pH do nosso cabelo encontra-se na faixa de 4,2 a 5,8 e da  nossa pele entre 4,5 e 5,8. Mas e na prática, o que isso quer dizer? Bem gente, o pH se relaciona diretamente com a dilatação da cutícula dos fios (porosidade dos cabelos). Cutículas seladas, são sinais de um cabelo que retém os nutrientes e hidratação nos fios. Como os produtos de beleza (shampoo, condicionador e máscaras) são substâncias/misturas químicas, estas também possuem um valor de pH que vão agir no selamento/abertura das cutículas. O shampoo ideal tem pH entre 5 e 6.

Mas e o Johnson's Baby Shampoo não tem pH neutro? Sim, pH=7 que é neutro. O que tente a dilatar as cutículas e gerar porosidade em nosso cabelo (pois aumenta o pH natural dos fios).  Só que está questão de acidez/alcalinidade vai depender também do tipo de cabelo em questão. Cabelos mais oleosos necessitam de uma limpeza mais profunda (indicado pH alcalino) mas cabelos secos e frágeis não podem sofrer agressões e ter suas  cutículas abertas (indicado pH ácido). 

TESTE JOHNSON'S BABY EM CABELOS FINOS E FRÁGEIS

Eu, que tenho cabelos finos, frágeis e levemente secos, testei este produto por duas semanas usando apenas ele para lavar os cabelos. Logo na primeira lavagem os cabelos ficaram menos hidratados que de costume. Mesmo usando condicionar, máscara e óleo de costume. Após a segunda semana eu troquei o modo de uso.
Passei a usar o Johnson's Baby uma vez por semana e mesmo assim após eu lavo com o shampoo de tratamento (hidratante). O que se verifica é uma ótima limpeza nos fios, que ficam bem brilhosos também. Comecei a fazer assim pois tomei como base a metodologia dos shampoos anti-resíduos, que tem pH em torno de 8 e são usados a cada 15 dias. Como o da Johnson's tem pH pouco menor eu uso uma vez por semana mesmo, já que ele não abre tanto as cutículas como o anti-resíduos. 

TESTE JOHNSON'S BABY COMO DEMAQUILANTE E SABONETE FACIAL

Como vários blogs falam que ele é ótimo como demaquilante e sabonete facial, testei também. Bem, ele remove (aparentemente) bem a maquiagem do rosto e olhos, quando não estava usando rímel a prova d'água. Aqui entra o 'chega de lágrimas', já que ele não arde nos olhos. Porém não se compara com meu demaquilante de costume. Quanto a lavagem do rosto, senti que limpa bem até demais. Tem que enxaguar muito para retirar todo o shampoo do rosto. Após secar a pele senti ela um pouco ressecada. Mais uma vez a questão do pH né gente, a pele tem entre 4,2 e 5,8 e o shampoo que é neutro 7.

Acredito, com base nos fatos científicos e nos relatos dos blogs, que o shampoo funcione melhor em cabelos oleosos e com fios grossos e em peles oleosas também. Indico fazerem um teste com ele assim como eu estou usando, uma vez por semana antes do shampoo habitual, para promover uma melhor limpeza nos fios e permitir a melhor penetração dos tratamentos de hidratação.

Já testou o produto? Compartilha aí com a gente a sua opinião.
Ah, este não é um post de publicidade, ok? Só estou compartilhando minha opinião mesmo.

Comentários

  1. Muito bom! Estou em busca de um shampoo anti-resíduos pra usar uma vez por semana, então esse é perfeito. Pesquisei em alguns outros lugares e o seu post foi o melhor de todos! Parabéns!!! E obrigada por compartilhar essas informações! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo, valeu! Vejam aqui como podem usar esse xampu para além de no cabelo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-usar-shampoo-johnson-s-20079.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário