10 Dicas para manter o cabelo hidratado e com brilho

Quem não deseja um cabelo hidratado, sedoso e cheio de brilho?! Aqui vão 10 dicas e truques para conseguir seu cabelo dos sonhos.
City image created by Javi_indy - Freepik.com

QUAIS CABELOS MAIS NECESSITAM DE HIDRATAÇÃO?

Todos os cabelos precisam de hidratação. Mas cabelos cacheados, crespos ou quimicamente tratados (descoloração, coloração, alisamentos e progressivas) necessitam ainda mais de hidratação frequente.

Fios cacheados e crespos não são naturalmente nutridos da raiz às pontas, devido o formato que impede que os óleos naturais percorram todo o cabelo. Já os cabelos que passam por processos químicos perdem suas propriedades naturais e desidratam com mais facilidade.

QUANTO MAIS TEMPO O CREME AGIR NO CABELO, MELHOR?

Isso é um grande mito. Os cremes e máscaras de tratamento devem ficar agindo nos fios exatamente o tempo indicado na embalagem. Os fabricantes realizam testes para colocar essa indicação do tempo correto. Deixar mais tempo pode até dar efeito contrário e acabar ressecando os fios.

Massagear bem os fios, o enluvar, enquanto aplica a máscara de tratamento é importante para que ela penetre no cabelo. O calor da mão também acaba dando uma ajudinha no tratamento. Depois é importante enxaguar bem em água fria e não deixar resíduos de creme nos fios.

1. HIDRATE-SE DE DENTRO PARA FORA

Sim, beber água faz bem para a beleza do cabelo. Quando estamos hidratados nosso organismo funciona melhor, assim o transporte de vitaminas e nutrientes é mais eficaz.

2. TEMPERATURA DA ÁGUA

Para molhar o cabelo antes da lavagem e na hora de enxaguar o shampoo é indicado usar água morna. Isso ajuda na remoção de oleosidade e sujidades do couro cabeludo e fios. A água morna ainda abre levemente as cutículas dos fios, que favorece a penetração do tratamento à seguir.

Para enxaguar a máscara e o condicionador, a melhor opção é a água fria. Ela ajuda a  selar as cutículas e assim os nutrientes e a hidratação ficam no interior dos fios.

3. SHAMPOO E CONDICIONADOR

Escolha shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo ou problema que deseja tratar (queda, caspa, ressecamento...). É importante que eles sejam da mesma marca/linha, já que eles se complementarão e funcionam melhor assim.

4. MÁSCARAS DE TRATAMENTO

A função das máscaras hidratantes é devolver água e nutrientes ao cabelo. Tem muitas opções no mercado, por isso é importante você avaliar e conhecer bem seu cabelo antes de escolher uma (ou várias).

Aplicar da forma correta faz muita diferença no efeito final de cada tratamento. A sequência correta é: (1) shampoo, (2) máscara e (3) condicionador. E como já falei ali acima: seguir o conselho de uso do fabricante é fundamental!

Não recomendo o uso de toucas térmicas, porque se usar mal o efeito pode ser desastroso. Já toucas metalizadas, laminadas e até mesmo a famigerada sacola plástica podem ser úteis para turbinar o efeito da hidratação.

5. TRATAMENTOS NOTURNOS

Cremes de tratamento noturno são ótimos para quem não tem muito tempo para cuidar do cabelo. Agem durante a noite para hidratar, nutrir e reduzir o frizz. A forma de uso depende do produto escolhido, que você encontra em lojas de cosméticos.

A umectação com óleos vegetais também contribui para cabelos hidratados. Ela devolve nutrientes aos fios e sela as cutículas, assim a hidratação se mantém por mais tempo no cabelo. Vem saber mais sobre umectação aqui!

6. FRONHAS DE CETIM

Elas proporcionam benefícios para a sua pele e cabelo pois reduzem o atrito entre a fronha e os cabelos e mantém a umidade dos fios e da pele.

Isso reduz o frizz e as pontas duplas do cabelo e evita que você acorde com o rosto cheio de vincos e marcas na manhã seguinte. além de não desidratar os cabelos.



7. PROTETOR TÉRMICO

Não consegue ficar sem secador e chapinha? Então além de hidratar o cabelo pelo menos 1 vez na semana, você vai ter que usar um bom protetor térmico antes de 'jogar' todo esse calor no cabelón.

O protetor térmico cria uma barreira de proteção nos fios contra o calor liberado por esses instrumentos para secar e/ou modelar os cabelos. A maioria ainda tem outras funções como defrizante, modelador, ativador de escova.

[veja também: 20 PROTETORES TÉRMICOS LIBERADOS PARA LOW POO]


8. PROTETOR SOLAR NO VERÃO

O verão já está batendo na porta e com ele vem as altíssimas temperaturas. Podemos perceber os danos causado pelo sol nas mudanças de tonalidade/coloração, pelo ressecamento e frizz que acontecem no cabelo. Produtos com proteção solar são muito bem vindos para manter a saúde, hidratação e cor do cabelo.

[veja também: 8 PROTETORES SOLARES CAPILARES LIBERADOS PARA NO E LOW POO]

9. ELIMINE O ACÚMULO DE PRODUTOS

Quando nenhum tratamento funciona ou quando os fios estão sem vida e opacos, o efeito build up pode ser o culpado. Conforme usamos produtos para tratar e finalizar o cabelo, resíduos podem ir se acumulando e assim criam uma película (barreira) nos fios.

Eliminar essa barreira é importante para que a hidratação penetre nos fios. Também tem como evitar que os resíduos se acumulem, vem ver como aqui!


10. SIGA UM CRONOGRAMA CAPILAR

Além da hidratação, o cabelo também precisa de nutrição e reconstrução. Recebendo a dose certa de cada tratamento os fios certamente vão ficar hidratados, sedosos e com muito brilho.

Comentários