Gel de Linhaça Caseiro: Ativador de Cachos Natural

A linhaça é um dos grão mais ricos em nutrientes e ácidos graxos (ômega 3 e 6). Até por isso ela é um alimento muito consumido por quem quer manter a saúde e a dieta em dia. O gel de linhaça é ótimo para definir cabelos cacheados.
Receita caseira de gel de linhaça, ativador de cachos natural. Gel para cabelos cacheados, mas pode ser usado por outros tipos da cabelo para controlar o frizz e nutrir os fios. ohlollas
Extraída do linho, a linhaça é rica em fibras, ácidos graxos e proteínas. Seus nutrientes podem ajudar também nossos cabelos, tratando os fios e controlando o frizz. Por isso, hoje temos a receita caseira do gel de linhaça.

O cabelos cacheados precisam de cuidados especiais para manter a hidratação. E esse gel é amado pelas cacheadas, por definir os cachos e dar brilho ao cabelo, mas todos os tipos de cabelo podem se beneficiar dele. O mais legal e que só precisa de dois ingredientes: linhaça e água.

BENEFÍCIOS DO GEL DE LINHAÇA PARA O CABELO

  • Controla o frizz de todos os tipos de cabelo
  • Dá ótima definição aos cachos, sem ressecar e sem deixar rígido demais
  • Deixa os cabelos hidratados e com brilho
  • O ômega 3 da linhaça nutre os fios

QUAL LINHAÇA ESCOLHER: MARROM OU DOURADA?

Do ponto de vista nutricional, a linhaça dourada ganha. Há quem diga que o gel feito com a linhaça marrom fica com cheiro mais evidente. Mas  a maioria dos relatos mostram que não há grandes diferenças entre o gel para cabelo feito com a dourada ou com a marrom. A grande diferença está no preço, a linhaça dourada é significativamente mais cara. Eu recomendo você começar com a marrom, para ver se o cabelo se acerta com o gel, já que é um investimento menor.

Como fazer gel de linhaça caseiro

INGREDIENTES GEL DE LINHAÇA

  • 1 colher (sopa) linhaça
  • 100 ml de água
  • Opcional: 1 colher (chá) de óleo 100% vegetal

MODO DE PREPARO GEL DE LINHAÇA

Coloque a linhaça e a água em uma panela e leve ao fogo (médio/alto) por 5 a 10 minutos. Mexa com frequência para evitar que as sementes colem no fundo e para ajudar a linhaça a soltar a 'babinha' que se tornará nosso gel. Vá cuidando a textura neste tempo, ela não deve ser muito fina e nem muito grossa (dificulta na hora de aplicar no cabelo).

Caso opte por incluir o óleo, adicione ele após a mistura ferver. Você pode usar óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de jaborandi, o importante é ser um óleo 100% vegetal. 

Coe a mistura ainda quente e então espere esfriar. Reserve o gel em um frasco (plástico ou vidro) com tampa, armazene na geladeira por até 7 dias. Você vai notar que quando frio o gel fica mais espesso.

- Dica: use uma meia calça para coar a mistura!


GEL DE LINHAÇA NATURAL É MELHOR QUE OS INDUSTRIALIZADOS?

Primeiro por ser natural e você poder dosar o quão espesso você quer. O gel de linhaça natural ainda é isento de álcool, substância que resseca os fios e que está presente na maioria dos géis industrializados. Ele ativa os cachos enquanto nutre o cabelo, bem diferente da maioria dos ativadores de cachos à venda por aí. Você ainda evita o build up (acumulo de produtos) no cabelo e ele é liberado para no e low poo.

Como deixar o gel mais fino, com menos poder de retenção:
- Usando sementes de linhaça dourada
- Ferver por menos tempo
- Usar mais água ou menos sementes de linhaça

Como deixar o gel mais espesso, com mais poder de retenção:
- Ferver por mais tempo
- Usar menos água ou mais sementes de linhaça

COMO USAR GEL DE LINHAÇA NO CABELO

Você pode usar o gel de linhaça puro ou misturado ao creme de pentear. Pode ser usado após lavar, para finalizar o cabelo, deixando o cabelo secar naturalmente ou com o difusor. Talvez você note que após secar o cabelo ficou meio duro, mas é só 'afofar' as molinhas de baixo para cima para tirar esse aspecto rígido demais. 

Use também para revitalizar o cabelo no day after: umedeça as madeixas e então aplique o gel de linhaça mecha a mecha. Você pode ajeitar os cachos com os dedos para dar pré-forma.