Benefícios da Água de Arroz para o Cabelo e Rosto + Como Fazer e Usar

Acredito que a maioria de vocês já ouviu sua avó, mãe ou tia falar que usavam água de arroz como truque de beleza para pele e cabelo. E a água de arroz também é o segredo de beleza das japonesas. Essas receitas naturais estão em alta e tem várias que funcionam muito bem. Hoje vamos conhecer mais sobre os benefícios da água de arroz para cabelo e pele e como usar!
O arroz é constituído principalmente por amido, vitaminas do complexo B e vitamina E, e quantidades pequenas das vitaminas A, D e C. Contém também minerais, como ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio¹. E um estudo japonês mostrou que o inositol, substância presente na água de arroz, melhora a elasticidade dos fios e reduz o frizz². Devido essa composição, a água de arroz possui efeito calmante e refrescante para a pele, hidratante e fortalecedor para o cabelo.
Benefícios da Água de Arroz para o Cabelo e Rosto + Como Fazer e Usar
COMO FAZER ÁGUA DE ARROZ
Ingredientes: 1/2 xícara de arroz cru + água
Pode ser feita de 3 formas:

1. Água de arroz à frio
Coloque o arroz em um recipiente e adicione água até que o cubra, lave o arroz e descarte essa água. Nessa etapa você vai eliminar resíduos de produtos químicos, sujeiras e impurezas dos grãos. Adicione duas xícaras de água no recipiente com o arroz. Deixe descansar de 15 a 30 minutos, você pode mexer a mistura neste intervalo de tempo para ajudar as vitaminas e minerais do arroz a se depositarem na água. Passado esse tempo, coe o arroz e reserve a água. Coloque o arroz em um recipiente que facilite na hora de usar.

2. Água de arroz por ebulição
Lave o arroz da mesma forma que no método anterior. Aqui o calor vai ajudar na extração das vitaminas e minerais dos grãos. Para isso, basta você colocar o arroz a cozinhar em mais água que o normal (forma de preparo do arroz branco tradicional). Não adicione sal. Quando começar a ferver você deve retirar o excesso de água da panela, ou pode esperar alguns minutos após o início da fervura para retirar o excesso. O diferencial da água de arroz feita por ebulição é que esta é mais concentrada que a feita à frio. Na hora de usar você deve diluí-la em água potável.

3. Água de arroz fermentada
Ao fermentar, as propriedades da água de arroz são potencializadas. Após ter preparado a água de arroz, armazene-á em um frasco com tampa em temperatura ambiente por um dia ou até que comece ficar amarga (de 24 a 48 horas), isso indica que começou a fermentar. Então está pronta para usar e deve ser armazenada na geladeira.

Como a água de arroz fermentada é mais forte e potente, dever ser usada diluída em água morna. Ela é indicada para tratar cabelos secos. Pessoas com cabelos oleosos podem evitá-la, pois pode aumentar a oleosidade dos fios. 

COMO USAR ÁGUA DE ARROZ NO CABELO E NA PELE


Dá brilho e fortalece o cabelo
Desde os tempos da vovó essa receita caseira ajuda no tratamento do cabelo, deixando-o sedoso e brilhante. Age como condicionante e fortalecedor, aumenta a elasticidade e reduz o frizz. Como usar: Após lavar o cabelo, aplique a água de arroz no cabelo e no couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos. Enxágue e condicione o cabelo. Para obter um efeito ainda melhor, você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais de lavanda, alecrim ou camomila.

Reduz a acne e os poros
A água de arroz funciona como um adstringente, ajudando a curar a acne e a reduzir a vermelhidão, também atua na redução dos poros. Como usar: aplique a água de arroz na região com acne ou onde quer reduzir os poros e esperar secar, a vermelhidão vai sendo reduzida gradualmente.

Para limpar e iluminar a pele
Por conter muitas vitaminas e minerais, a água de arroz revitaliza a pele e hidrata ajudando a manter a pele saudável e cheia de vitalidade. Ao contrário de muitos produtos que usamos, ela é natural e bastante econômica. Como usar: umedeça uma bola de algodão e aplique a água de arroz no rosto, deixe secar naturalmente.

Previne a hiperpigmentação da pele
A água de arroz contém substâncias capazes de se ligar ao cobre que está na pele (obtido através de nossa alimentação). Assim essa receita caseira previne a formação da melanina, que causa a hiperpigmentação (manchas mais escuras na pele). Se usada regularmente, a água de arroz ajuda a uniformizar o tom da pele.

Remédio para queimaduras solares
Ajuda a pele a se recuperar mais rápido e também evita danos maiores como manchas, por exemplo. E é só aplicar regularmente na área de pele afetada pelas queimaduras.


POR QUANTO TEMPO A ÁGUA DE ARROZ PODE SER ARMAZENADA?
Pode ser armazenada por até uma semana, mas é importante que seja armazenada na geladeira. Você deve agitar antes de usar.
Sigam nossas Redes Sociais
Foto: fonte.

Comentários