10 Coisas para fazer durante a quarentena e aliviar a ansiedade

Aqui vos escreve alguém com experiência em quarentena, já são quase sessenta dias de isolamento social em casa. Resolvi postar aqui algumas coisas que podem nos ajudar a manter a tão necessária sanidade mental neste período de grandes incertezas e ansiedades, se ajudar uma pessoa que seja já fico feliz.


Algumas coisas são fundamentais e recomendadas por especialistas. Mas tem atividades que você pode adaptar ao seu gosto pessoal, torná-las seus pequenos momentos de alegria diários. Talvez o grande segredo da positividade em épocas de pandemia seja conseguir ver felicidade nas pequenas coisas.

10 COISAS QUE VÃO TE AJUDAR A ENFRENTAR A QUARENTENA

Escute música

Tem uma playlist de músicas que te motivam e animam? Nem precisa pagar um app para fazer isso. Uma conta grátis no Spotify ou YouTube resolvem isso. Particularmente gosto de fazer listas em papel, escrever. Gaste um tempo escutando músicas atuais e relembrando antigas e vá anotando as que te causam boas sensações. Se bater aquela bad, escute as músicas que você selecionou. Funciona!


Faça exercícios físicos

Sejam alongamentos ao levantar pela manhã, caminhadas ao redor da sua casa (dentro do pátio, por favor), atividades instruídas através de apps ou online por personal/professor, correr parado (como temos visto na internet) ou atividades que você está acostumado a praticar e que sejam seguras para executar. É altamente benéfico se manter ativo, nosso corpo precisa disso e nossa cabeça também.

Marque um horário todos os dias ou em dias intercalados. De poucos minutos ou mais de uma hora. Se esforce para manter por uma semana e depois avalie os benefícios que teve.

Aprenda algo novo

Comecei a aprender lettering, mas tenho muito a melhorar e esse processo de aprendizagem pode ser muito divertido. Tem algo que você sempre quis aprender mas nunca teve tempo? Não precisa esperar ter os melhores materiais e técnicas, comece com o que você tem. De novo, faça uma lista das coisas que você acha legal e poderiam se tornar um hobby. As redes sociais estão cheias de tutoriais e dicas, aproveite os conteúdos de qualidade. Uma das coisas que a quarentena está ensinando é que consumimos mais arte do que imaginamos.

Faça uma receita diferente ou antiga

Tem alguma receita nostálgica de vó, mãe ou tia? Aproveite para tentar reproduzir esses sabores e reviver momentos, além de aprimorar ou desenvolver seus dotes culinários. E também sempre tem uma receita fit, sem glútem, sem lactose, ovolactovegetariana ou cheia de leite e calorias mesmo, que você queira testar. Coloca a playlist e testa a receita!

Saia da internet e não fique só no noticiário

Sabendo usar, a internet é ótima. Mas não dá para resumir nossos dias (e noites) a ela. Tão pouco ficar o dia inteiro acompanhando o noticiário e seus números. Se manter informado é preciso, mas não gaste muito tempo nisso. Nem em redes sociais. Fazer algo produtivo e que gaste energia ao longo do dia fará com que suas noites sejam mais relaxantes e tranquilas.


Leia um livro

Exercitar o cérebro é super importante para manter nossa qualidade de vida. Sabia que ler é um exercício ótimo? Não vamos tornar nossa massa cinzenta sedentária.

Dia de cuidados pessoais e embelezamento

Para quem está só em casa há tantos dias, tirar um tempo para cuidar do cabelo, pele, fazer as unhas e até uma make inusitada pode dar um novo ânimo que você nem imagina.

Sugiro se programar na noite anterior ao dia que você escolher para ser seu dia de beauté. Eu gosto de separar dois óleos vegetais, misturá-los e aplicar nos cabelos já antes de dormir. Chama-se umectação capilar e não é de hoje que a gente ama esse cuidado com os fios. Então por que não aproveitar o 'tempo livre' que temos para se jogar nos óleos. O efeito no cabelo é magnífico e tem passo a passo aqui e também que óleos você pode usar (algum desses você deve ter em casa).


E acordar com o cabelo cheio de óleo pode ser o lembrete que se precisa para levar o dia de beleza em frente! Cuide da pele, das unhas, das sobrancelhas com os produtos e receitas caseiras que você tem. E aqui no blog você encontra dicas bem simples, utilizando o que se tem em casa. Compartilhe dicas com as amigas, isso também pode ser um momento de conversas positivas entre vocês.

Aproveite muito os momentos com sua família

Se está passando esse momento em família, sinta-se um felizardo. Conversem mais, troquem experiências, tomem um café ou um chimarrão juntos e sem celular. Tomando as medidas necessárias de higiene, aproveite esse momento para estar achegado de quem está perto e junto mesmo de quem está longe fisicamente. Já fez vídeo chamada? Ligou ou mandou uma foto para um amigo ou familiar hoje? Não perde tempo!

Sinta-se útil

A gente é mais feliz quando dá do que quando recebe, sabia? Tem alguma coisa que você possa fazer para ajudar quem precisa? 

Separar roupas e calçados que você não use e que estejam em bom estado, arrecadar alimentos e produtos de higiene e doar para um vizinho ou conhecido, ligar para um idoso ou pessoa sozinha (esses minutos de atenção podem fazer muita diferença), confeccionar máscaras... tem tantas coisas. Até mesmo preparar um café da manhã e escrever um bilhetinho animador para quem mora com você. Tenha certeza que o maior beneficiado será você.

Cinema em casa

Eu gosto muito de fazer listas, faço listas para tudo. Por que não fazer uma com os filmes que pretende assistir? Daí separa um dia, pode ser o encerramento do seu dia de beleza, faça uma pipoca ou alguma comidinha especial que te agrade e faça sua sessão de cinema em casa. É ótimo para relaxar. Mas nada de celular durante o filme.

Dica Extra

Se você tem pets - cachorro, gato, hamster... - aproveite para tomar uns minutos de sol no pátio, também pode ser aquele solzinho que entra pela janela, enquanto brinca com eles. Além de te alegrar e entreter os bichinhos, você vai ajudar seu estoque de vitamina D que é muito importante para nossa saúde. Siga orientações médicas quanto ao horário e tempo de exposição ao sol.

Eu e Bonifácio, meu cão schnauzer, tomando sol durante a quarentena.

Esse carinha aí da foto é o Bonifácio. Ainda tenho minhas 'cãs' Luna, Dora e Belle e a gatinha Lolla!

Viram como são coisas simples e que você pode fazer com o que tem em casa? São apenas algumas dicas de uma pessoa curiosa que não tem formação alguma na área da saúde. 

Se você sentir que a pressão e o desanimo estão fortes demais, converse com alguém de sua confiança e considere procurar orientação médica. Saúde mental importa muito e não há vergonha alguma em procurar ajuda. O importante é você se cuidar, cuidar de quem ama e tem empatia por todos.

Lembrando sempre a importância de manter bons hábitos de higiene recomendados pelos órgãos de saúde, entre eles: lave as mãos com frequência, higienize sua casa e use máscaras se for realmente necessário sair na rua.

Tem alguma coisa que tem te ajudado a enfrentar a quarentena? Compartilha conosco. Fiquem bem e quem puder continue em casa.

Clorella Premium 600 tabletes Puravida