Cronograma Capilar: O que é e como fazer?

Você sabe o que é o cronograma capilar? Tem dúvidas de como montar um cronograma capilar para o seu tipo de cabelo? Se você está com os cabelos danificados ou simplesmente quer dar um up na saúde e aparência dos fios, leia até o fim sobre este maravilhoso tratamento para cabelos. Eu testei o CC e garanto que o resultado é um cabelo lindo, super brilhante e que cresce cheio de saúde. Como fazer um cronograma, cronograma capilar oficial, cronograma capilar cabelos cacheados, cronograma capilar para cabelos muito danificados, 

O que é o Cronograma Capilar?

O CC é uma rotina de cuidados com os cabelos, como uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes que os fios perdem naturalmente no dia a dia. O cronograma inclui tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. A ordem e frequência destes tratamentos vai depender do estado e tipo do seu cabelo, ou seja, depende do que seu cabelo está precisando. E daí que surge o teste de porosidade capilar, que consiste em pegar fios do seu cabelo e colocar em um copo/pote com água e aguardar alguns minutos. Onde o seu cabelo 'parar' irá determinar o tratamento que se faz necessário. É muito importante que entre cada tratamento/etapa do cronograma capilar você dê um intervalo de no mínimo 48 horas, nunca no mesmo dia!

Para entender melhor o que é a porosidade capilar e como ela afeta a beleza e saúde do nosso cabelo, clique aqui.

Etapa Hidratação Capilar

A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo e é o tratamento que deve ser feito em maior frequência. Ela tem a finalidade de repor água, dar brilho e suavidade aos fios. Duas vezes por semana é uma frequência boa para hidratar o cabelo. As máscaras hidratantes são aplicadas após a lavagem do cabelo com shampoo (ou co-wash) e antes do condicionador (o condicionador fecha as cutículas dos fios).

Etapa Nutrição Capilar

A nutrição pode ser feita por máscaras nutritivas ou em umectação capilar com óleos 100% vegetais (não use óleos minerais, ok?). Ela irá repor os nutrientes essenciais para os fios, também chamada reposição lipídica. É indicada para cabelos ressecados, secos ou danificados por procedimentos químicos. Ah, cabelos cacheados amam uma boa umectação, os cachos ficam macios e definidos. O passo a passo para fazer e retirar umectação capilar você encontra AQUI. O resultado final da umectação é maravilhoso: menos frizz e muito brilho!

Etapa Reconstrução Capilar

como Esse tratamento é para cabelos porosos, ralinhos, com pontas duplas, frizz e quebradiços. A reconstrução irá repor as proteínas e aminoácidos, deixando o cabelo mais forte. Pode ser feita com máscaras reconstrutoras ou com queratina líquida. Logo após o tratamento os fios ficarão um pouco rígidos, isso é normal pois ela devolveu a queratina aos fios, não se assuste! É um tratamento para ser feito em menor frequência no cronograma capilar e deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição.

Como fazer um cronograma capilar?

Você pode usar o cronograma capilar oficial como base e fazer o teste de porosidade para ver qual é o tratamento que o seu cabelo mais precisa. É importante que a hidratação e a nutrição sejam feitas antes da reconstrução, mas você pode adaptar a frequência na semana que você vai fazer os tratamentos e a sequência deles.

Eu geralmente faço 2 etapas por semana, apesar de lavar o cabelo 3 vezes por semana. Por isso é bom observar sua rotina e seu tempo para adaptar melhor o cronograma. Mas não exagere na reconstrução, ok? Tem exemplos de cronograma capilar para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas, agredidos por químicas fortes), para cabelos danificados e para cabelos saudáveis. Mas são sugestões, você testa e vê o que se adapta melhor ao seu caso.


Como saber se uma máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Você deve observar a ordem e frequência em que os ingredientes aparecem. Os ingredientes listados primeiro são os de maior quantidade na composição. Normalmente as marcas indicam no rótulo (frente) se a máscara é para H, N ou R. Vale lembrar que muitos produtos tem mais de uma função, por exemplo: hidratante e umectante aos mesmo tempo. Na Lista da próxima imagem tem descrito alguns ingredientes que são para hidratação, nutrição e reconstrução, você também pode se guiar por ela para analisar os rótulos.

Cronograma Capilar Caseiro e Baratinho

Você pode potencializar seu creme multifuncional! Um creme multifuncional pode ser o coringa do seu cronograma capilar. O Yamasterol, por exemplo, pode ser usado em todas as etapas se combinado com os ingredientes certos. Para H podemos misturá-lo à glicerina, para N misture com algum óleo vegetal e para R combinamos com queratina líquida. Pode ser qualquer creme multifuncional. Para saber mais receitas e misturinhas caseiras clique AQUI.




O cronograma capilar é excelente para recuperar cabelos danificados e melhorar cabelos saudáveis. É inportante sempre seguir a indicação de tempo e modo de uso dos produtos capilares para que eles façam o efeito esperado. Não deixe de usar condicionador após os tratamentos e sempre lave com água fria/morna. Não existe uma regra fixa de como deve ser o cronograma capilar pefeito, isso vai depender de cada cabelo. Mas esse é um carinho a mais com nossas madeixas que compensa e muito. As pontas do meu cabelo nunca estiveram mais lindas, agradeço ao CC e ao leave-in caseiro que tenho usado com frequência. O cabelo cresce mais rápido e super saudável, recomendo!

Nossas Redes Sociais | Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram
Vetores: Freepik