Vai Colorir ou Descolorir os Cabelos?

Já aconteceu de você pintar o cabelo e a cor não ficar como você imaginava? Já desbotou pouco tempo após colorir? Os cabelos ficaram muito ressecados? Essas questões assombram muitas mulheres! Há no mercado atualmente uma grande variedade de produtos para descolorir e colorir os cabelos, e também uma grande variedade de matérias-primas para produzir esses produtos. Os principais são: permanente por oxidação, semipermanente e a temporária. Se conhecermos como cada tipo funciona poderemos saber qual escolher na hora de mudar a cor das madeixas.

A cor desejada é obtida através da reação química de um grupo de corantes (geralmente) com água oxigenada (agente oxidante). Para se obter um bom resultado é fundamental realizar uma operação por vez, vale a máxima "tinta não clareia tinta". Se você pretende mudar radicalmente a cor, é aconselhável fazer uma balaiagem, com pó descolorante e creme oxidante, para remover completamente a graduação anterior. 

Quando aplicada no cabelo molhado, tanto tinta como tonalizante, os danos aos fios são minimizados. Porém reação química é favorecida quando feita em cabelos secos, garantindo melhor eficiência no processo. Para quem está com os fios danificados, ralos e/ou quebradiços é melhor optar pelos tonalizantes ou colorações temporárias. Estes atingem apenas as cutículas, não atingindo o córtex capilar (estrutura interna dos fios). A descoloração é considerada a técnica mais agressiva, já que retira a melanina dos fios.

Coloração Permanente

Tem amplo poder de cobrir fios brancos e capacidade de clareamento (1 a 5 tons)Na maioria das vezes usam hidróxido de amônio (alcalinizante) para dilatar a estrutura interna dos fios Este é misturado a um oxidante (água oxigenada de volume 10, 20, 30, 40) para efetivar a mudança de cor. É uma coloração duradoura, pois atinge o córtex capilar. 
Tabela de cores - Igora Schwarzkopf











Coloração Semipermanente

No mercado são chamados também de tonalizantes. Não possuem poder de descoloração e atuam superficialmente misturados a oxidantes de 5 a 15 volumes. A dilatação que este causa nos fios é lenta e limitada. É usado para fazer ton sur ton e dura de 6 a 10 lavagens.

Coloração Temporária

É uma coloração por deposição. Não usa alcalinizantes e não ocorre dilatação do fio. Geralmente vem na forma de shampoo ou condicionador. Não é necessário acrescentar água oxigenada, basta uma aplicação direta com tempo de pausa de 20 a 40 minutos, dependendo conforme a tonalidade.


Curta nossa página no Facebook: Oh, Lollas!

Comentários

  1. O que fazer para a tintura durar mais tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, você pode usar shampoos mais suaves e produtos sem petrolatos e silicones. Você conhece a técnica low poo? Eu acho que ajuda muito na durabilidade da tinta. E sempre manter hidratado e evitar o calor de secador e chapinha. Beijos!

      Excluir
    2. Oi Regina, você pode usar shampoos mais suaves e produtos sem petrolatos e silicones. Você conhece a técnica low poo? Eu acho que ajuda muito na durabilidade da tinta. E sempre manter hidratado e evitar o calor de secador e chapinha. Beijos!

      Excluir
  2. Quais as tintas são liberação? Faço luzes e tenho muito cabelo branco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário