4 Receitas de Shampoo Caseiro com Óleo de Coco

Com a onda de Low e No Poo e a nova rotina de cuidados com o cabelo que invadiu a internet e a vida de muitas, os produtos naturais e as receitas caseiras tornaram-se excelentes opções para substituir os produtos industrializados.



Nossa rotina de cuidados capilares começa na lavagem, por isso hoje vamos ver receitas de shampoos caseiros e 'naturebas' para limpar suavemente o cabelo. O  óleo de coco é um dos melhores óleos vegetais para tratar o cabelo, possui excelentes propriedades, não é à toa que tantas marcas criam linhas para os cabelos contendo coco! Vamos às receitas de shampoo com óleo de coco:

SHAMPOO DE ÓLEO DE COCO E BICARBONATO DE SÓDIO

Liberado No e Low Poo. Você vai notar que a maioria dos shampoos caseiros não faz espuma, e isso acontece com esta receita, mas ele limpa super bem o cabelo e o couro cabeludo. 

Ingredientes: ½ colher de chá de óleo de coco (em estado líquido), 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 4 a 5 xícaras de água quente. 

Como Fazer: Adicione o bicarbonato de sódio na água quente e mexa bem até dissolver por completo. Você pode colocar em um frasco e então adicionar o óleo de coco, agite bem para homogeneizar a mistura.

Como Usar: Aplique no couro cabeludo e massageie por aproximadamente 5 minutos, massagem em movimentos circulares, e então enxágue com água fria.

SHAMPOO DE ÓLEO DE COCO E LEITE DE COCO

Liberado Low Poo. Nesta receita adicionamos sabonete natural de azeite de oliva, queridinho e conhecido no mundo como castile soap. Este ingrediente deixa o shampoo mais 'espumoso' e mesmo assim natural. Vou providenciar um post explicando melhor sobre o castile soap e com receita caseira. Pesquisando em lojas online encontrei o castile soap à venda na Sal da Terra Saboaria (nunca comprei no site e também não é publicidade).

Ingredientes: ½ xícara de leite de coco, 1 colher de chá de óleo de coco (derreter se sólido), ¼ xícara de sabonete de azeite de oliva natural (castile soap) líquido e 20 gotas do seu óleo essencial favorito.

Como Fazer: Adicione todos os ingredientes (o óleo de coco tem que estar líquido) em um frasco e agite bem para misturar. O prazo de validade é de 1 mês.

Como Usar: É importante agitar bem antes de usar! Aplique uma quantidade aproximada de 1 colher de chá no couro cabeludo e massageie bem, enxágue com água fria ou morna.

SHAMPOO DE ÓLEO DE COCO E BABOSA

Liberado No e Low Poo. Essa receita é muito amor. O óleo de coco e a babosa são excelentes para o cabelo. Além de limpar, esse shampoo caseiro vai tratar e hidratar o cabelo!

Ingredientes: 1 ½ xícaras de óleo de coco, 1 ¾ xícaras de gel de Babosa (Aloe Vera) e 20 gotas de qualquer óleo essencial perfumado.

Como Fazer: Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Transfira a mistura para um frasco e leve à geladeira para resfriar. Quando mais geladinho seu shampoo vai ter uma consistência parecida com a de pudim. Deve ser armazenado na geladeira, validade de duas semanas.

Como Usar: Aplique no couro cabeludo e massageie abundantemente em movimentos circulares. Isso vai remover as sujidades e ainda ativar a circulação do couro cabeludo, além de dar nutrientes e vitaminas ao cabelo e couro cabeludo. Enxágue com água fria. Se seu cablo for muito oleoso, você pode fazer um enxágue com vinagre de maçã (mas respeite os limites e o modo de uso do vinagre de maçã, saiba mais aqui).

SHAMPOO DE ÓLEO DE COCO E SAL

Aqui usaremos um shampoo suave, sem sulfato forte, liberado para Low Poo. O shampoo vai ajudar na consistência, na limpeza e até vai formar uma espuma leve.

Ingredientes: ¾ xícara de água, ½ xícara de shampoo de bebê suave, 2 colheres de chá de sal de cozinha, 2 colheres de sopa de óleo de coco e 2 colheres de chá de óleo de jojoba.

Como Fazer: Coloque a água em um recipiente (que possa ir ao microondas) e aqueça no microondas por meio minuto. Adicione o shampoo e misture suavemente para que não faça muita espuma. Então adicione os óleo e misture bem para homogeneizar. Coloque a mistura em um frasco com tampa.

Como Usar: Use da mesma forma que um shampoo normal. 
Receita de shampoo caseiro de coco, com bicarbonato de sódio, com leite de coco, com babosa ou com óleo de jojoba e sal. 
Como os shampoos não contém sulfatos fortes é importante excluir da sua rotina capilar produtos que contenham óleo mineral, parafina ou qualquer outro petrolato. Vale a pena testar, porque, além das maravilhosas propriedades, o óleo de coco tem um cheiro maravilhoso e que fica no cabelo.


+ DICAS PARA CUIDAR DO CABELO EM CASA


Sigam nossas Redes Sociais

Comentários