10 Erros comuns na hora de lavar o cabelo


Lavar o cabelo corretamento faz toda a diferença para saúde, beleza e crescimento dos fios. Vejamos 10 erros comuns na hora de lavar as madeixas e como corrigi-los de forma fácil.

1. ESCOLHER MAL O SHAMPOO

Analise seu cabelo e escolha o produto adequado para ele. Se é seco, oleoso, sem tem química ou coloração, se é cacheado, crespo ou liso, etc. Usar o shampoo errado pode danificar o cabelo. Sempre recomendo os shampoos sem sulfato forte, pois são mais gentis com os cabelos.

2. APLICAR SHAMPOO DE FORMA ERRADA

O shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, nunca no comprimento dos fios. A espuma que escorre pelos fios ao enxaguar já é suficiente para remover as sujidades do cabelo.

É legal pentear o cabelo antes de lavar. Então faça espuma com o shampoo nas mãos e aplique naa raiz, o cabelo deve estar completamente molhado. Faça movimentos circulares com as 'almofadinhas' dos dedos (nada de usar as unhas) no couro cabeludo. Enxágue bem!

Jovem mulher lavando o cabelo.

3. FREQUÊNCIA DE LAVAGEM DO CABELO

Lavar com muita ou pouca frequência é prejudicial ao cabelo. Se lavar demais, o cabelo sofre agressão desnecessária pelo shampoo. Se lavar de menos, o couro cabeludo sofre com excesso de oleosidade natural e de sujidades que podem afetar a saúde dos fios (até causar queda e retardo no crescimento).

A frequência recomendada, na maioria dos casos, é lavar o cabelo a cada 2 dias. Mas é importante avaliar seu cabelo e a necessidade de lavagem dele.

4. ÁGUA MUITO QUENTE

A água quente pode irritar o couro cabeludo. Além de estimular a produção de sebo (ativa as glândulas sebáceas), que favorece a oleosidade e pode impedir o crescimento do cabelo.

Para lavar refira água morna que ajuda na limpeza. E para enxaguar a água fria é ótima opção, pois ajuda a dar brilho ao cabelo.

5. CONDICIONADOR NA RAIZ

A menos que você use um produto liberado para co-wash, é proibido passar condicionador na raiz.

O condicionador tampa os poros, aumentando a oleosidade e podendo causar caspa. Na hora de condicionar, aplique o produto a pelo menos 2 dedos de distância da raiz do cabelo. O mesmo vale para máscaras de tratamento.


6. DEIXAR O CONDICIONADOR NO CABELO

O shampoo abre as cutículas dos fios, assim o condicionador penetra para tratar a estrutura capilar. Deixar o condicionador no cabelo impede que as cutículas sejam seladas, o que deixa os fios vulneráveis. O resultado é um cabelo quebradiço e elástico. Então, enxágue bem o cabelo para não deixar resíduos de produto.


7. NÃO HIDRATAR O CABELO

Só lavar e condicionar não é suficiente. Pelo menos a cada 15 dias, invista em uma boa máscara hidratante para restaurar o aspecto saudável, o brilho e a sedosidade dos fios.

Se tiver alisamentos, descoloração ou tintura nas madeixas é interessante seguir um cronograma capilar. Essas alterações tiram massa dos fios, o que facilita a perca de hidratação.

8. AO SECAR O CABELO NA TOALHA

Nada de enrolar o cabelo na toalha e fazer uma espécie de 'turbante', isso danifica muito os fios. Seja gentil e seque o cabelo delicadamente, sem esfregar e sem movimentos bruscos.

Que tal trocar a toalha por uma camiseta de algodão? Isso reduz o atrito, reduzindo também o frizz e evita que os fios percam hidratação.

9. NÃO FAZER LIMPEZA PROFUNDA NOS FIOS

É bom lavar o cabelo com shampoo de limpeza profunda pelo menos uma vez por mês. Os produtos que usamos vão deixando resíduos que prejudicam a beleza e até o crescimento dos fios. O famigerado efeito build-up (saiba mais sobre ele aqui).

10. NÃO LAVAR A ESCOVA DE CABELO

As coitadinhas estão ali para pentear o cabelos limpos e nem tão limpos. Ficam acumulando ácaros e bactérias que podem causar complicações para o cabelo. Reserve um tempo para lavá-las com água quente 1 vez por semana.

Nossas Redes Sociais | Pinterest Facebook Instagram

Créditos Photo: People image created by Yanalya - Freepik.com

Comentários