6 Receitas Caseiras Contra Queda de Cabelo!

A queda de cabelo é um problema que preocupa muita pessoas. A maioria das mulheres deseja ter um cabelo forte, encorpado e longo. Por isso hoje tem 6 receitas caseiras contra queda dos fios.


A queda de cabelo pode ser causada por muitos fatores: dieta não saudável, falta de água no organismo, estresse ou problemas psicológicos, poluição, tabagismo entre muitos outros. É importante procurar um médico se sua queda de cabelo estiver acentuada ou durando um período longo. Somente um especialista pode dar o diagnóstico correto.

É normal perder entre 80 e 100 fios de cabelo por dia. Se passar disso teremos que procurar tratamento. As receitas naturais e caseiras podem ser muito eficientes e econômicas para travar essa luta contra a queda de cabelo. Algumas ainda vão estimular o crescimento do cabelo!

RECEITAS CASEIRAS CONTRA QUEDA DE CABELO


1. HIBISCO


O famigerado hibisco ajuda a controlar a queda de cabelo e estimula os folículos pilosos, até mesmo os dormentes. Rico em vitamina C, estimula a produção de colágeno e assim o cabelo cresce de forma saudável.

Pode fazer uma 'máscara' só com hibisco e água. Macere 8 flores de hibisco e vá adicionando água até formar uma mistura pastosa. Aplique no couro cabeludo limpo e deixe agir por 1 hora. Enxágue em água morna e condicione o cabelo.

Já mostrei aqui no blog 5 formas de usar hibisco no cabelo, a receita com gengibre é maravilhosa para queda e para estimular o crescimento.

2. TÔNICO CASEIRO DE GENGIBRE

O gengibre desintoxica o couro cabeludo, aumenta a circulação sanguínea e com isso estimula os folículos pilosos. O tônico caseiro de gengibre pode ser usado para queda de cabelo e para incentivar o crescimento dos fios.

COMO FAZER: Descasque um pedaço de gengibre (uns 4 cm, dependendo do diâmetro) e bata no liquidificador com 1/4 de xícara de água. Forre uma tigela pequena com duas ou 3 gazes e despeje a mistura pastosa. Junte as pontas das gazes e aperte para extrair somente o suco.

Aplique o suco diretamente no couro cabeludo e deixe agir por 5 a 10 minutos. Lave como de costume. Vem saber mais sobre os benefícios e mais receitas com gengibre para o cabelo (aqui).


3. CHÁS CONTRA QUEDA DE CABELO

Chá de jaborandi, chá de bétula, chá verde chá de alecrim são excelentes para tratar a queda de cabelo.

Usar alecrim no cabelo ajuda no crescimento dos fios e na saúde do couro cabeludo. O chá verde serve para estimular o crescimento do cabelo, ajuda a reduzir a queda, auxilia no tratamento da caspa e na saúde do couro cabeludo.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Espere esfriar e coloque em um borrifador.

COMO USAR: Aplique no couro cabeludo 1 vez por dia. É importante massagear bastante para ativar a circulação e assim ajudar na absorção dos princípios ativos! Se preferir use como último enxágue após lavar o cabelo. Veja: COMO USAR CHÁS NO CABELO.

4. MASSAGEM CAPILAR COM ÓLEOS VEGETAIS

A massagem capilar é fundamental para reduzir a queda de cabelo. Uma massagem bem executada vai melhorar a circulação sanguínea e assim fluirá mais sangue aos folículos pilosos (onde nasce o cabelo).

A massagem com óleo vai nutrir e hidratar o couro cabeludo. Lembrando que couro cabeludo seco pode causar queda de cabelo. Você pode usar um tipo de óleo vegetal ou misturar dois ou mais.

Cada óleo tem propriedades diferentes, o importante é usar um óleo 100% vegetal para que seja absorvido pelo couro cabeludo e cabelo. Dicas de bons óleos vegetais para combater a queda dos fios:

- ÓLEO DE RÍCINO
Rico em vitamina E, minerais, proteínas e Omega 6 e 9 de ácidos graxos benéficos. A sua concentração elevada de ácido ricinoleico o torna benéfico para a pele e cabelo. Fortalece o cabelo, evita a queda e quebra dos fios e estimula o crescimento. Saiba mais neste post!

- ÓLEO DE COCO
O óleo de coco tem o poder de penetrar no interior da haste do cabelo, impedindo a perda de umidade. Com isso os cabelos ficam menos suscetíveis aos danos, ficam densos e fortes. Vem ver 5 formas de usar óleo de coco no cabelo.

- ÓLEO DE ALECRIM
Além de combater a queda capilar, o óleo de alecrim é tônico, estimulante, anti-séptico, adstringente e ajuda no combate a caspa. Já ensinei como fazer óleo de alecrim caseiro. É fácil e tem muitos benefícios!

Outros óleos com ótimos benefícios para o cabelo são: óleo de abacate, óleo de cenoura caseiro, óleo de café caseiro.


COMO USAR: Massageie um pouco de óleo de coco morno em seu couro cabeludos e também no comprimento dos fios. Deixe agir de 1 a 2 horas e depois retire com método UCPE ou lave normalmente com shampoo.



5. DETOX NO COURO CABELUDO

Uma das causas da queda de cabelo pode ser o excesso de resíduos de produtos no couro cabeludo que entope os poros. O detox vai desobstruir os poros, aumentar o fluxo sanguíneo e remover as células mortas da pele.

Assim deixa o caminho livre para que nutrientes e oxigênio cheguem aos folículos pilosos. Veja receita completa do detox capilar caseiro aqui.

6. FOLHA DE GOIABEIRA

As folhas de goiaba tem propriedades: antiiflamatória, antimicrobiana, antioxidante e analgésica. Isso as torna excelentes para tratar problemas no couro cabeludo. Rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, que ajuda a aumentar a atividade do colágeno necessária para o crescimento do cabelo.

Ainda ajuda a remover o acúmulo de produtos (efeito build-up) que obstruir os folículos pilosos, assim os fios crescem com mais facilidade e mantém a oleosidade controlada. Receita completa e modo de usar folha de goiabeira no cabelo aqui.

Nossas Redes Sociais | Pinterest Facebook Instagram

Comentários