Porosidade Capilar - Recupere seu cabelo com o tratamento certo para ele!

Já aconteceu de você ter uma rotina de cuidados com o cabelo caprichada e mesmo assim os fios não melhorarem de aspecto? Quando isso ocorre é porque não estamos dando ao cabelo o tratamento que ele realmente precisa. Um método prático e barato para descobrir a real necessidade do nosso cabelo é o teste de porosidade.

A porosidade é um indicador da capacidade do cabelo absorver ou perder umidade. A porosidade capilar está ligada a quanto as cutículas dos fios estão abertas ou fechadas. Se as cutículas do fio estiverem muito abertas, este será de alta porosidade. E do lado oposto, fios com cutículas muito seladas são de baixa porosidade.
Teste de porosidade capilar. ohlollas

TESTE DE POROSIDADE CAPILAR

  1. Para determinar o grau de porosidade do seu cabelo, basta fazer o "teste de cabelo flutuante". 
  2. Peque uma tigela transparente e coloque água nela.
  3. Peque um fio de cabelo limpo e solte dentro da tigela.
  4. Aguarde uns 4 minutos e observe onde seu cabelo 'estacionou'.
  • Flutuou - Baixa porosidade - cutículas bem fechadas
  • Ficou no meio - Média porosidade - cutículas levemente abertas
  • Afundou - Alta porosidade - cutículas muito abertas

BAIXA POROSIDADE

O fio com baixa porosidade tem as cutículas bem seladas e planas. Geralmente é aquele cabelo muito brilhoso e saudável, porém não tem elasticidade nem volume. O problema neste caso é que o fio repele a umidade, o que torna difícil hidratar o cabelo já que a umidade não penetra no fio. Produtos químicos também tem dificuldade de penetração no eixo dos fios. 

TRATAMENTO: AQUEÇA OS PRODUTOS HIDRATANTES
Um truque para ajudar a hidratação penetrar no cabelo é aquecer a máscara antes do uso. Opte por máscaras e produtos mais fluidos e ricos em umectantes (glicerina, mel) e emolientes (manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco). Evite produtos para cabelo que contenham álcool e produtos em spray ou mousse. 

Na hora de lavar e condicionar, prefira àgua morna (nunca quente). A água morna vai ajudar a abrir levemente as cutículas para que a lavagem possa ser eficiente e para que o condicionador penetre nos fios. Cabelos com baixa porosidade tendem a acumular produto, para evitar isso você pode usar vinagre de maçã a cada 15 dias (veja como usar aqui).


POROSIDADE MÉDIA

O cabelo com porosidade média é brilhante e saudável. É o tipo que requer menor quantidade de manutenção, já que tem a cutícula solta na medidade certa. A porosidade média é facilmente hidratado e também não deixa ela escapar em demasia. 

TRATAMENTO: SIGA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO
Como o cabelo já está saudável, você pode intercalar hidratação e nutrição. A nutrição vai ajudar a hidratação a se fixar no interior do fio. Para isso pode usar uma máscara nutritiva ou fazer umectação capilar 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Pode também usar óleos finalizadores para selar o fio após o tratamento. Reconstrução 1 vez por mês já é suficiente. Por isso evite produtos com proteínas, queratina ou qualquer outra substância reconstrutora nos demais dias. 

ALTA POROSIDADE

O cabelo com alta porosidade tem cutículas abertas (levatadas), com isso ele absorve e perde umidade facilmente. Fios porosos tendem a ser ressecados, quebradiços, opacos e apresentam bastante frizz. Essa alta porosidade pode ser inerente do cabelo ou pode ser resultado de tratamentos químicos agressivos (descoloração, progressivas, tintura) ou causado por danos diários. 

TRATAMENTO: RECONSTRUÇÃO PARA DEVOLVER MASSA CAPILAR
É necessário reconstruir os fios para diminuir a porosidade. Mas lembre-se que reconstrução demais também faz mal aos fios. O indicado é reconstruir a cada 15 dias. Usar produtos que selem as cutículas é importante para reter o tratamento dentro dos fios. Você pode usar produtos com essa função ou usar receitas caseiras como o tônico de vinagre de maçã (aqui). Recomendo lerem o post sobre o pH do cabelo (aqui) para entender melhor como o pH dos produtos interfere na selagem das cutículas dos fios de cabelo. Para a manutenção da hidratação no dia-a-dia, use leave-ins hidratantes, manteigas ou óleos finalizadores.
Teste de porosidade capilar: recupere seu cabelo com o tratamento certo (hidratação, nutrição ou reconstrução). Cronograma capilar ohlollas
Entender como funciona a porosidade capilar vai ter ajudar a dar ao seu cabelo exatamente o que ele precisa. Depois de testar seu fio, você pode optar pelo cronograma capilar que atende melhor às suas necessidades. Aqui tem 4 cronogramas capilares para tipos diferentes de cabelo. A aqui tem um cronograma capilar com receitas caseiras para você cuidar do cabelo gastando pouco.


Sigam nossas Redes Sociais

Comentários

  1. Meus cabelos são bem umifidos na raiz, mas com as pontas bastante secas e os fios são bastante grossos, o que torna seu volume incontrolável. Como devo agir com ele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário