Como Recuperar Cabelo Danificado por Química ou pela Chapinha

O cabelo pode ser danificado de diversas formas e muito rapidamente. Recuperar o cabelo danificado não é tão fácil e nem rápido, mas com determinação é possível reverter grande parte dos danos. Vamos ver algumas dicas para recuperar cabelos danificados por químicas, descoloração, chapinha. 

Infelizmente tenho que lembrar que ainda não descobriram algo que tire a progressiva ou alisamento do cabelo. As químicas de transformação (alisamento ou permanente) alteram a estrutura do fio, para os cachos voltarem é só esperando crescer mesmo. Essas dicas vão te ajudar a devolver a saúde aos fios e não os cachos, ok? Pode ajudar também se você estiver em transição capilar.

1. DETECTAR O PROBLEMA 

O primeiro passo é avaliar seu cabelo e observar o estado (saúde e beleza) dos fios. Está seco, poroso, sem vida, com pontas duplas ou muito frizz? Se for isso não se desespere, ainda há salvação. Mas para casos muito críticos o melhor é cortar mesmo.

2. FIQUE LONGE DE SECADOR E CHAPINHA

Tudo que não queremos é danificar ainda mais o cabelo. O secador e a chapinha trabalham em altas temperaturas, o que danifica e retira a hidratação natural do cabelo, evite-os. Prefira secar o cabelo naturalmente. Mas se não puder fugir do secador, use-o em temperaturas mais baixas e antes do uso aplique um protetor térmico nos fios.

3. SEM TINTURA, DESCOLORAÇÃO OU QUÍMICAS FORTES

Tituras, descolorações, alisamentos ou permanentes agem na estrutura dos fios, por isso danificam o cabelo. E usar elas no fio já danificado pode ser fatal para seu cabelo. Então mantenha-se bem longe delas até seu cabelo estar mais saudável.

4. PREFIRA SHAMPOOS SUAVES

Fuja dos shampoos com sulfatos e de todos os produtos para cabelo que contenham petrolatos e óleo mineral. Que tal começar a seguir a técnica low poo? Faz muita diferença nos fios. Os shampoos com sulfatos fortes limpam demais o fios, acabam retirando até elementos essenciais para a saúde do cabelo e do couro cabeludo, como hidratação e óleos naturais, o que acaba danificando o cabelo. Use shampoo no máximo 2 vezes na semana, se precisar lavar o cabelo com mais frequência opte pelo co-wash. E nunca, eu disse nun-ca, lave o cabelo na água quente. E nem pense em usar shampoo antiressíduos.

Para saber um pouco mais sobre Low Poo e co-wash clique aqui.

5. O CRONOGRAMA CAPILAR PODE SALVAR O CABELO

Seguir um cronograma certinho de tratamento com o cabelo pode restaurar até mesmo os fios mais danificados. Você faz um teste de porosidade para ver do que seu cabelo mais está precisando e segue o cronograma indicado para o seu caso, veja aqui tudo sobre cronograma capilar. E não precisa gastar uma fortuna em podutos para cabelo, nós montamos um cronograma com receitas caseiras e que ainda vão ajudar o seu cabelo a crescer saudável, veja aqui.


6. HIDRATE O CABELO COM FREQUÊNCIA

Mesmo que você opte por não seguir um cronograma capilar é fundamental manter os fios hidratados. Escolha uma boa máscara de hidratação, ou dê uma turbinada em alguma que você já possui, e aplique nos fios pelo menos 2 vezes na semana.

7. LEAVE-IN E BORRIFADOR

Um bom leave-in ou até mesmo uma misturinha caseira no borrifaor pode ser usada para reavivar e hidratar os fios ao longo do dia. Existem excelentes leave-ins que tem proteção solar, essencial para proteger os fios dos raios solares. 

8. CORTAR PODE DEVOLVER VIDA AO CABELO

Os cabelos médios e curtos estão arrasando há algumas temporadas. Será que não é uma boa oportunidade de se jogar no curto? Mas também não precisa cortar muito, você pode cortar a parte mais danificada e seguir tratando o restante. E se nao quer perder comprimento, um corte em camadas pode ser a solução. A parte mais danificada dos fios geralmente fica nas pontas, por isso manter o corte em dia é fundamental para a saúde do cabelo.

9. ALIMENTE-SE BEM

A saúde do cabelo acontece de dentro para fora. Você manter uma dieta equilibrada significa que seu cabelo vai crescer mais rápido e muito mais forte. Lembre-se de beber bastante água ao longo do dia, o recomendado são 2 litros/dia.



Sigam nossas Redes Sociais

Comentários