Shampoo sem sal é bobagem

Já notaram que o sal ganhou uma conotação negativa quando relacionado aos shampoos? Várias marcas de shampoo fazem questão de estampar nas embalagens a expressão 'sem sal'. Mas será que eles realmente não contém sal? E será que shampoo com sal estraga o cabelo?


Os shampoos são produtos que devem limpar o cabelo e couro cabeludo agredindo o mínimo possível. Para que isso seja possível é fundamental que parâmetros como pH e viscosidade sejam bem avaliados e estáveis. 

O pH não deve alterar a acidez do couro cabeludo e a viscosidade deve ser adequada para tornar o uso mais fácil. Existem vários parâmetros a serem avaliados, por isso que atualmente existe uma variedade gigantesca de shampoos no mercado. Nesse contexto surgiu todo o marketing em torno dos shampoos sem sal, como se o sal fosse o grande vilão. 

O sal presente nas formulações geralmente é o cloreto de sódio (NaCl), ou outro similar, e serve para dar e controlar a viscosidade do shampoo e fazer espuma. Usar um shampoo muito líquido (aguado) é bem difícil, nada prático, por isso a viscosidade é importante. Claro que existem outras substâncias capazes de controlar a viscosidade e baseado nisso as empresas começaram a dizer que o shampoo livre de sal é melhor, tudo para vender mais e mais caro.

A grande questão aqui é que não existe um shampoo que seja totalmente livre de sal. Mesmo nos shampoos que se dizem sem sal ocorem reações secundárias entre componentes que contém cloro com outros que contém sódio, formando assim o sal NaCl. Até existem alguns produtos limpantes para cabelo que não possuem sulfatos de sódio, logo não fazem essa reação e não formam o sal, porém são muito aguados, sem espuma, raros de encontrar e carríssimos. 


Shampoo com sal estraga o cabelo?

A quantidade de sal adicionada na formulação interfere diretamente na viscosidade do shampoo. Assim a concentração de sal nos shampoos é muito pequena, ao enxaguar o cabelo em água doce praticamene todo esse sal será removido junto com as sujidades. O estudo acadêmico usado como fonte neste post (link aqui) chegou a conclusão que o sal não influencia na qualidade dos shampoos. Então a expressão "sem sal" nas embalagens pode ser considerada uma jogada de marketing, porque o sal presente nas formulações não danificam as fibras capilares, não estragam os cabelos. Shampoo sem sal é mito!



Sigam nossas Redes Sociais

Comentários

  1. De fato, essa ideia tem sido propagada ha muito tempo. Os shampoos da Seda dizem não ter sal, mas tem vários componentes proibidos para Low e No poo.

    Gostei muito desse post, bem esclarecedor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário