15 outubro 2016

Como Usar Glicerina para Cabelo e Pele Hidratados

Quem tem mania de ler os rótulos dos produtos para cabelo e pele já deve ter encontrado em muitas composições a palavra glicerina. A glicerina é muito utilizada em cosméticos como agente hidratante, umectante, emoliente e suavizante.
vetores: freepik

O que é a Glicerina?

A glicerina é um líquido incolor, com gosto adocicado, sem cheiro e bastante viscoso, derivado de fontes naturais (vegetal ou animal) ou petroquímica. Encontramos ela à venda em farmácias, em torno de R$5 a R$9. Usamos ela para hidratar cabelos e pele. Serve para a etapa H do cronograma capilar e é liberada para No e Low Poo.

Benefícios da Glicerina para cabelo e pele

  • Hidrata e suaviza os cabelos
  • Ajuda a reduzir o frizz
  • Dá maior definição aos cabelos cacheados
  • Rejuvenesce as células da pele
  • Ajuda a clarear a pele
  • Melhora a suavidade da pele
  • Limpa cravos
  • É hipoalergênica

Cuidado ao utilizar a Glicerina

É realmente importante ter cuidado na hora de usar a glicerina para que ela não tenha efeito oposto ao desejado. É necessário que a glicerina seja dissolvida em água ou hidratante para que desempenhe todas as suas funções benéficas. A glicerina tem propriedade higroscópica, ou seja, ela é capaz de absorver umidade/água do ar/ambiente. Devido essa propriedade, ela é ótima para hidratar os cabelos e pele. Porém temos que cuidar se o ar não está muito seco, que daí a glicerina pode tirar água do cabelo para doar ao ambiente. Digamos que a glicerina é uma moça justa, que tira de quem tem mais para ajudar quem tem menos. Então se o dia estiver úmido você pode fazer a hidratação com glicerina numa boa. Se o dia estiver seco vamos ter que caprichar na água da misturinha e usar uma touca para evitar perder a hidratação. Se usada da forma correta a glicerina pode hidratar, reduzir o frizz e a definir os cabelos cacheados. Se usada nas condições erradas ela pode ressecar os fios. Fique atenta!

Hidratação Capilar com Glicerina

- 2 colheres de máscara de hidratação capilar
- 5 ml de glicerina
- 5 ml de água
Pode ser a máscara de sua preferência, mas ela tem que ser hidratante. Não dá um bom resultado com máscaras reconstrutoras ou de nutrição. Misture todos os ingredientes e aplique mecha a mecha no cabelo. Coloque uma touca ou sacola plástica mesmo, o importante é abafar para não perder umidade. Deixe agir e enxágue.


Spray Revitalizante para o Cabelo

- 50 ml de água
- 50 ml de glicerina
- Algumas gotas de óleo essencial
Misture partes iguais de água e glicerina em um frasco com tampa de spray (para facilitar na hora de aplicar). Adicione algumas gotas de óleo essecial, pode ser o de sua preferência. Agite antes de usar. Pode ser usado diariamente para dar vida e hidratação aos fios. Maravilhoso para o day after de cabelos cacheados. Recomendo armazenar na geladeira e por no máximo 7 dias.


Glicerina para amaciar a pele 

- 1 colher de sopa de glicerina
- 10 colheres de sopa de água
Misture a água e a glicerina. Aplique na pele limpa antes de ir para a cama à noite. Enxágue ao acordar na parte da manhã.

Glicerina para Uniformizar o Tom de Pele 

- 1/4 xícara de glicerina 
- 1/2 xícaras de água de rosas. 
Misture os ingredientes em um frasco spray e use como toner. Sua pele ficará linda.

A glicerina é um ingrediente acessível, versátil e fácil de ser encontrado na farmácia mais próxima. É só tomar o cuidado de não utilizar em hidratações quando o dia estiver muito seco. Logo vem mais receitas caseiras com essa moça truqueira chamada glicerina. Enquanto isso, compartilhem suas receitas e dicas nos comentários.

Nossas Redes Sociais | Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram