20 junho 2016

10 Mandamentos para Cabelos Cacheados & Dicas para Cachos Saudáveis

É tão bom ver tantas meninas assumindo a beleza dos cachos naturais. Não importa o formato, se é do tipo 3 ou 4, cada um tem sua beleza e merecem receber um tratamento digno para ficarem cada vez mais exuberantes. Aqui vão as dicas de uma cacheada que, após 10 anos, voltou às origens e reassumiu o cabelo cacheado natural.

1. Não escove os cachos à seco

Isso não é legal. Pentear ou escovar os cachos quando secos só vai causar muito frizz e desordem nas nossas molinhas. Na verdade não é aconselhável escovar os cabelos cacheados ou crespos. É aconselhável usar um pente de dentes largos ou apenas usar os dedos para arrumar o cabelo. Só mais uma coisa, não toque cachos enquanto eles estão secando. Isso só atrapalha a formação dos cachos em sua forma natural.

2. Não utilize alisantes e relaxantes

Vamos fugir dos produtos que tenham as palavras 'relaxante' e 'alisante'. Eles, ironicamente, fazem um relaxamento que deixa o cabelo mais estressado. Cachos são frágeis, e se você agredir eles com produtos químicos que irreversivelmente alteram o pH do cabelo e quebram as ligações, o cabelo fica seco e sem vida. E isso vale para relaxantes também, moçx!

3. Evite o excesso de calor

O calor agride a estrutura dos cachos, resseca e força os fios a ficarem em uma forma diferente da natural dos cabelos. Evite secar seus cachos em linha reta - o efeito é temporária e o dano é permanente. O mesmo vale para outras ferramentas que usam calor, que queimam o cabelo, e retiram a umidade natural e óleos naturais que são muito necessários para a saúde dos fios.

4. Use shampoo livre de sulfato

Essa é uma dica preciosa: Fuja já dos sulfatos fortes. Essas substâncias são usadas em grande parte dos shampoos e agridem muito os cabelos, em especial os cacheados que já são naturalmente mais frágeis. Sulfatos fortes são inimigos do cabelo saudável e dos cachos. Existem shampoos bons e acessíveis que são livres de sulfatos à venda hoje em dia. Esses são liberados para a técnica Low Poo. Outra forma de higienizar os cabelos é fazer co-wash, que eu amo e meu cabelo também (saiba mais aqui). Aqui tem uma lista de sulfatos fortes (proibidos) e dos permitidos.

5. Invista em hidratação e nutrição

A hidratação devolve a umidade e a nutrição repõe nutrientes, ambas são fundamentais aos cabelos cacheados. Hidratar ao menos uma vez na semana e fazer nutrição ou umectação uma vez na semana também. Vocês notarão a diferença nos cabelos: brilho, macies, menos frizz e menos quebra e mais vida. E lembrem sempre da sequência na hora de tratar: lavar com shampoo (abre as cutículas), aplicar a máscara de tratamento (deixar agir e enxaguar), aplicar o condicionador e enxaguar. Condicionadores profundos são recomendados devido ao seu nível de pH de trabalho e capacidade de penetrar muitas camadas de cabelo. Eu particularmente amo fazer umectação, funciona como nutrição, com óleos 100% vegetais. Saiba como fazer umectação aqui.

Saiba mais aqui:

6. Jamais durma com os cabelos molhados

Nunca faça isso. A umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de amassar e mal tratar os seu cachos durante a noite.

7. Prenda os fios para dormir

Para não estragar os cachos, amarre-os no alto da cabeça. Pela manhã apenas ajeite os cachos com o auxilio de produtos modeladores de cachos e com as mãos.


8. Use fronhas de cetim

A maioria das fronhas são de algodão, que absorve os óleos que cachos saudáveis tanto precisam. A rugosidade do algodão também cria atrito entre o cabelo e o travesseiro, causando frizz e possível quebra dos fios. A fronha de cetim não vai roubar os óleos essenciais do seu cabelo e permitirá que os fios deslizem sem atrito, sem danificar. Sem contar que é um pequeno luxo acessível acordar em fronhas lisinhas e brilhantes de cetim!

9. Fique longe dos descolorantes

Descolorir os fios pode torná-los muito finos e frágeis que pode fazer com que os cabelos cacheados percam seu padrão natural. Em outras palavras, o cabelo 'perde' os cachos ou estes ficam sem o formato natural. Na maioria dos casos, este tipo de dano é irreversível e pode levar à quebra grave.

10. Se ame, gata. Isso é aceitação e empoderamento!

A mensagem mais importante e que nunca deve ser esquecida é nos amarmos como somos, amar nossos cachos. Aprender a tratar dos cabelos cacheados é importante, mas nos aceitarmos é fundamental. Já vi muitas meninas se empoderarem após passar pela transição e assumir sua beleza natural, seja ela qual for. Vamos repassar essa mensagem!

Nossas Redes Sociais | Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram