Como Fazer Shampoo Caseiro de Aveia

Eu aderi ao Low Poo em setembro do ano passado e desde então venho experimentando shampoos livres de sulfato. Testei vários e não me apaixonei por nenhum deles. Então parti para o No Poo e hoje morro de amores pelo co-wash. Comecei a procurar receitas mais naturais e descobri que água de aveia é ótima para lavar os cabelos.

Como Fazer Shampoo de Água de Aveia

A aveia funcionam tão bem na higienização porque contém moléculas de saponina. Se você já cozinhou aveia em água, pode ter notado que há uma tendência para formação de espuma. 


Saponina? As saponinas funcionam como agentes de limpeza suave, porque elas são atraídas pelo óleo e ao mesmo tempo podem se combinar facilmente com água. Isso permite que elas se liguem ao óleo (sujidade) sobre a superfície do cabelo para então eliminá-las durante a enxágue. Portanto, pode ser utilizada como um higienizador muito suave para o cabelo e também para a pele!

COMO FAZER SHAMPOO DE AVEIA

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos
  • Meio copo de água (aproximadamente 100 mL)

Coloque-os em um recipiente, leve ao fogo (baixo a médio) e deixe ferver por uns 2 minutos. Desligue o fogo. Espere esfriar e peneire a mistura para separar o líquido da aveia. Temos nossa água de aveia que serve como shampoo!

Dimensione as quantidades proporcionalmente ao tamanho e quantidade do seu cabelo. Como tenho cabelo curto essa quantia dá suficiente e até sobra. Caso sobre, você pode guardar a água de aveia por até dois dias na geladeira, mas recomendo fazer e usar no mesmo dia. 



Como Lavar os Cabelos com Água de Aveia?

Eu uso a água de aveia exatamente da maneira que faço co-wash. Molho bem o cabelo e vou aplicando a água de aveia abundantemente em todo o couro cabeludo. É importante massagear bastante com as pontas dos dedos, isso vai ajudar a quebrar os óleos e qualquer resíduo de produtos utilizados anteriormente. Deixo agir uns 5 minutinhos (massageando). Enxáguo abundantemente os fios. Pode aplicar um produto finalizador. Mas lembre-se: Sem silicones insolúveis!


Eu gostei de usar a água de aveia como shampoo! Agora não dependo mais unicamente de shampoos livres de sulfatos, já que os bons e que não testam em animais muitas vezes são caros e difíceis de encontrar. 

Além de limpar bem, a água de aveia purifica o meu couro cabeludo. Mesmo sem usar condicionador após a higienização, senti meu cabelo mais maleável e com brilho. E é tão barato e simples!

Comentários

  1. Só não esquece de não comprar a aveia Quaker, pois é da Pepsico.

    ResponderExcluir
  2. Será que posso misturar um pouco na mão o meu condicionador e a água de aveia para aumentar o poder de limpeza do meu condicionar?

    ResponderExcluir
  3. Posso usar o farelo de aveia no lugar dos flocos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário