01 agosto 2013

Shampoo Bomba | Mito ou Verdade?

 Hey girls! Desisti do Pantogar mas não pensem que perdi as esperanças de conquistar meu cabelo gigante, apesar de até estar gostando do meu corte de cabelo curto. O nosso 'Projeto Rapunzel' continua com força total. A bola da vez é o tão polêmico shampoo bomba.  Aposto que você já ouviu falar dele, não ouviu?
Para uniformizar a informação, eu explico. Shampoo bomba é uma mistura de um shampoo normal com Monovin A, e em alguns casos acrescentam também Bepantol e vitaminas. O Monovim A é vitamina A concentrada mais óleo de amendoim. É um produto usado de forma injetável em cavalos, principalmente antes de conpetições, para que as crinas fiquem mais bonitas e brilhosas. Mas pelo amor de Deus, nem pensem em se injetar isto, o uso aqui é só no shampoo mesmo! 




Como fazer o Shampoo Bomba:

1 mL de Monovim A
100 mL de Shasmpoo
5 mL de Bepantol (opcional)




De preferência use um shampoo sem sal e sem vitaminas, um shampoo bem comum mesmo. Como em geral os frascos de shampoo tem 300 mL, você vai precisar de 3 mL de Monovim A. O Bepantol é opcional mesmo, já que teoricamente ele não interfere no crescimento do cabelo, e sim na hidratação. 


Na maioria das fontes que pesquisei indicam uso de no máximo 3x por semana do shampoo bomba. E usar no máximo por 3 meses e dar uma pausa de um mês. Tudo isso é para evitar a hipervitaminose (excesso de vitamina no cabelo) A. Como é acrescentada vitamina no shampoo, se usado demais pode deixar excessos no cabelo, o que é totalmente prejudicial aos fios e pode levar a queda de cabelo. Como tudo na vida, qualquer excesso é prejudicial! E não se usa mais de 3 meses para o cabelo não acostumar com a 'mistura'. 

O caso é polêmico porque muitas pessoas amam o shampoo bomba e outras são absolutamente contra, pois afirmam que algo que vem de fora (não ingerido, como alimentos, vitaminas e remédios), não pode funcionar para o cabelo crescer. Em alguns casos as meninas que usaram dizem que o cabelo não cresceu e ficou oleoso. Mas em contrapartida tem casos de meninas em que o cabelo cresceu 3-4 cm por mês com o uso de Monovim A no shampoo. Eu sei que o crescimento do cabelo varia de pessoa para pessoa, que depende de genética, alimentação, cuidados como hidratação... mas se eu alguns casos funcionou, eu acho que vale tentar (pelo menos no meu caso).

As primeiras impressões sobre o uso do shampoo bomba foram boas, nos primeiros 10 dias. Meu cabelo ficou super brilhoso e não ficou nenhum pouco oleoso e muito menos ressecado. Não 'embolou' no lavar e foi super fácil pentear. E não caiu mais e nem menos que o normal dele. Quanto ao crescimento, nestes dez dias não deu para ver nenhuma diferença em relação ao crescimento.
Com a continuidade do uso, do 10º ao 30º dia, notei meu cabelo mais oleoso e opaco. Então comecei a usar um shampoo de limpeza profunda para ver se a oleosidade melhorava. Porém meu cabelo não cresceu mais que o normal. E uma coisa horrorosa ocorreu: quando parei o uso do shampoo bomba, meu cabelo começou a cair muito. A queda excessiva deixou meu cabelo ralo e opaco. Não indico o uso do shampoo bomba, além de não ter nenhuma comprovação cientifica que ele funcione, tem a péssima experiência que tive com o uso dele.
Não quero incentivar ninguém a usar ou não, apenas estou dando a minha opinião em relação a esta misturinha caseira tão famosa na web. Se você já usou, me conta nos comentários como foi sua experiência!